Home / Notícias /

Quais são os tipos de linhas do tempo?

Quais são os tipos de linhas do tempo?

by beatdigital

Share this article

    

A gestão de negócios e pessoas exige um trabalho árduo para manter a organização e o controle de todos os processos. Afinal, são várias tarefas para coordenar e é preciso garantir que tudo seja concluído com sucesso.

Por isso, cada vez mais são utilizadas ferramentas práticas que auxiliam na rotina interna das empresas, como é o caso das linhas do tempo. Embora seja algo usado há muito tempo, este modelo agora ganhou mais versões e funções.

A seguir, você vai conhecer quais são os principais tipos e as suas utilidades. Logo, poderá criar a sua linha do tempo online e usá-la para atender o seu objetivo de trabalho. Confira!

Linha do tempo horizontal

O modelo de linha do tempo horizontal é o mais comum de ser visto por aí, seja para relatar a ordem de acontecimentos históricos ou até mesmo as etapas de um projeto empresarial.

As informações são colocadas em ordem cronológica, começando da esquerda para a direita. Seu uso é mais restrito a uma apresentação curta e objetiva, então se deseja exibir muitos dados, não é a melhor opção entre todas as disponíveis.

Linha do tempo vertical

Assim como na horizontal, a linha do tempo vertical também começa em ordem cronológica, mas nesse caso é feita de cima para baixo. Geralmente, o lado esquerdo da linha indica as datas e o direito indica as ações.

Por seu formato, é indicado também para projetos menores com poucas informações a serem exibidas. O excesso de dados pode a deixar extensa e de difícil leitura.

Linha do tempo de gráfico de Gantt

Um tipo de linha do tempo que é muito útil para a área de gestão de projetos é a conhecida como “gráfico de Gantt”. Suas características permitem o monitoramento das etapas de um projeto de forma visual e rápida.

Logo, o uso dessa linha do tempo colabora para a distribuição de tarefas entre os profissionais, prazos de entrega, metas e demais pontos importantes para a execução de processos no dia a dia.

Linha do tempo com gráfico de barras

Se o objetivo for utilizar a linha do tempo para analisar desempenho de vendas ou lucros de uma empresa: esse é o modelo ideal. Unindo essa ferramenta com o gráfico de barras verticais é possível visualizar ainda mais cenários financeiros.

Isso porque esse tipo de linha do tempo serve para observar como variáveis se comportam ao longo de um período, seja dias, meses ou anos. O formato permite ter uma ideia mais ampla das estratégias que foram eficientes.

Linha do tempo dinâmica

Outra opção de linha do tempo que pode otimizar a gestão de tarefas é a dinâmica. Como o próprio nome já indica, nesse diagrama é possível alterar informações em tempo real, sempre que necessário.

 

Além disso, é ideal para quem está desenvolvendo um projeto grande, que precisa exibir várias informações em um espaço só. Os usuários podem acessar qualquer parte da linha que precisarem.

Linha do tempo estática

Assim como existem as dinâmicas, existem linhas do tempo estáticas. Na verdade, algumas delas você até já conheceu aqui, como, por exemplo, as linhas com gráfico de barras e as linhas cronológicas horizontal e vertical.

O que acontece é que esse tipo é caracterizado por não ser alterado, ou seja, as informações colocadas não mudam ou se movem. Logo, é recomendado para apresentar apenas uma vez.

Por que usar linhas do tempo na sua empresa?

O uso das linhas do tempo é muito comum para facilitar a aprendizagem de conteúdos, principalmente no meio académico. A maneira organizada como as informações são escritas oferece mais praticidade.

Porém, não se restringe aos estudos. Os setores comerciais, financeiros e até mesmo de marketing podem se beneficiar com essa ferramenta otimizadora no desenvolvimento dos seus projetos, por exemplo.

A ampla visualização dos dados torna mais prática a compreensão por parte de todos os envolvidos. Logo, colabora para um trabalho mais eficiente dentro das equipes, os profissionais têm acesso a cada etapa de suas atividades. 

Além disso, as linhas do tempo servem para que sejam registradas as metas, prazos de entrega e distribuição de funções. O uso de recursos como esse ajuda ainda na economia de tempo, já que os colaboradores estão alinhados.

Como fazer uma linha do tempo?

Cada um dos tipos citados de linha do tempo exige um trabalho diferente na sua criação. Como mencionamos, algumas podem até mesmo ser alteradas depois de prontas, por isso, primeiro escolha qual o modelo ideal para o seu objetivo.

Alguns pontos são básicos para todas elas como, por exemplo, a coleta de todas as informações necessárias. Defina datas, horários, tarefas, pessoas envolvidas e demais dados.

Depois é só encontrar um programa online para criar a sua linha do tempo com facilidade. A dica é deixar o diagrama o mais claro e objetivo possível, de forma que a equipe toda consiga interpretar!

Veja ainda: 5 melhores livros de e-mail marketing para iniciantes!

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *