Natureza Sagrada: o Melhor Livro do Ano para a New Yorker
Por que razão procuramos o mar nas férias? Ou caminhamos nos bosques nos fins de semana? Pela mesma razão que os nossos antepassados o faziam: pela «vida una» que partilhamos com a natureza.
Lamentavelmente, a reverência pelo mundo natural é cada vez mais periférica, e essa alienação pode custar-nos não só a nossa saúde como a do próprio planeta. Em Natureza Sagrada, a autora Karen Armstrong, uma das mais originais pensadoras do papel da religião no mundo moderno, investiga o poder espiritual da mundo natural e apela à recuperação dessa sacralidade para evitar um desastre ambiental eminente.
Cerca de 900 a 200 Antes da Era Comum, emergiram, em quatro regiões do mundo, as grandes tradições religiosas e filosóficas que nutriram a humanidade: confucionismo, daoismo, hinduísmo, budismo, monoteísmo e racionalismo. Apesar das suas diferenças, todas partilhavam um carácter comum: a compreensão semelhante da relação da humanidade com o mundo natural.
Contudo, essa relação alterou-se com o tempo e o elo entre a natureza e o divino perdeu-se gradualmente, o que produziu toda a espécie de danos.
As alterações climáticas, entre outras profundas transformações, são agora uma temível realidade, e o desastre só pode ser evitado se mudarmos não apenas o nosso estilo de vida, mas todo o nosso sistema de crenças.
Vencedora do TED Prize e com obra traduzida em 45 línguas, Karen Armstrong propõe, neste ensaio rico e subtil a recuperação de um alinhamento emocional com o mundo natural e de uma ligação tão saudável quanto restauradora.
O livro Natureza Sagrada é um texto belo e comovente que está disponível nas livrarias online.
Sinopse do livro Natureza Sagrada
No princípio dos tempos, a humanidade maravilhou-se com a natureza e viu o seu lado divino. Nos escritos de grandes pensadores de várias religiões, o mundo natural inspira todos os sentimentos, do medo e da reverência à contemplação serena; Deus, ou seja o que for que represente o sublime para nós, está presente em tudo. Mas, hoje, quando admiramos uma árvore ou uma paisagem majestosa, raramente vemos a natureza como sagrada.
Karen Armstrong, uma das mais originais pensadoras do papel da religião no mundo moderno, apresenta-nos uma investigação profunda sobre o poder espiritual da natureza – e um apelo urgente para que reintegremos esse poder na nossa vida quotidiana.
Citações internacionais sobre o livro Natureza Sagrada
«Karen Armstrong escreveu um ensaio magnífico sobre a sacralidade da natureza, repleto de sabedoria intemporal e de uma humanidade profunda, fruto de uma vida de estudo do pensamento religioso… Muito se tem escrito sobre os aspetos científicos e tecnológicos da alteração climática. Mas este livro é mais pessoal e também mais profundo. Transmite-nos uma mensagem urgente: precisamos de mudar os corações e as mentes se queremos reaprender a reverenciar o nosso belo e frágil planeta.» – P.D.Smith, The Guardian
«Grandioso no seu desígnio, este livro de Karen Armstrong apresenta uma visão pluricontinental e multicultural do modo como a fé e a natureza coexistiram durante séculos.» – Publishers Weekly
«Magistral e belo… O desafio global que nos lança – respeitar mais o silêncio, abrandar a velocidade – é fantástico.» – Lucy Lethbridge, The Tablet
«Um contributo vital para o debate sobre as alterações climáticas.» – Farooq Chaudhry, Chicago Review of Books
Quem é Karen Armstrong?
Karen Armstrong, nascida em 1944 no Reino Unido, é autora de numerosos livros sobre temas religiosos, traduzidos para 45 línguas, entre os quais Uma História de Deus, Jerusalém: Uma Cidade, Três Religiões, Buda, Grandes Tradições Religiosas e Doze Passos para Uma Vida Solidária, todos publicados pela Temas e Debates.
Em 2008 recebeu o TED Prize e principiou a trabalhar com esta organização na Carta pela Compaixão, disponibilizada online para o público em geral, e formulada por pensadores eminentes do judaísmo, cristianismo, islão, hinduísmo, budismo e confucionismo. A Carta para a Compaixão foi lançada globalmente em 2009.
Karen Armstrong é embaixadora das Nações Unidas para o projeto Aliança das Civilizações, cujo objetivo é reforçar o diálogo entre o Ocidente e o mundo islâmico.
Dados técnicos do livro Natureza Sagrada
Género: Ecologia
Formato: 15 x 23,5 cm
Nº de páginas: 240
1ª edição: abril de 2023
Encadernação: Mole
ISBN: 9789896447106