Home / Biografias /

Confira agora 5 dos Melhores Livros Escritos por Atletas

Confira agora 5 dos Melhores Livros Escritos por Atletas

Share this article

O género da biografia tem uma longa tradição literária, revelando-se como uma das mais populares junto do grande público. Afinal de contas, esta é a melhor forma que este tem para conhecer os seus ídolos, as grandes mentes da Humanidade e os principais agentes da História mundial.

Todos os anos são editadas centenas de biografias em todo o mundo, das mais variadas personalidades: actores, políticos, artistas…

No entanto, são os livros biográficos dos atletas aqueles que mais apaixonam o grande público, já que estas são, normalmente, histórias de superação, dedicação, esforços e glória. O público em geral adora projectar-se nos seus atletas favoritos e, por isso, adora conhecer os bastidores das suas vidas, onde eles acabam por ganhar a mesma espessura mortal de qualquer um de nos, cidadãos comuns.

Afinal de contas, o desporto continua a apaixonar multidões e é o ópio do povo. Basta ver como as grandes competições atarem milhões de espectadores, nos estádios, nas arenas ou pela televisão, ao mesmo tempo que os seus intervenientes coleccionam milhares de seguidores e fãs.

Tudo isso desperta uma série de negócios paralelos, como as plataformas de apostas online como a Bettilt, que oferecem grandes possibilidades de ganhar dinheiro com a sua modalidade favorita, ou mesmo a literatura, que encontra na vida dos atletas matéria dramática para vender livros. Eis de seguida os melhores livros de sempre escritos por atletas mundiais, todos eles disponíveis nas livrarias online.

“OPEN”, DE ANDRE AGASSI

Amado por muitos, odiado por outros tantos. O norte-americano Andre Agassi foi um dos tenistas mais exuberantes da ténis mundial e o seu nome continua a ser recordado pelos amantes da modalidade com carinho. Não é por isso de estranhar que a sua biografia seja uma das mais populares de sempre.

Agassi, o tenista que não gostava de ténis, coleccionou escândalos e polémicas e, neste livro, não esconde nada. Com uma grande honestidade, o tenista conta em pormenor toda a sua vida pessoal e profissional, contextualizando e explicando como foi possível chegar onde chegou actuando como actuava. Um exemplo de genialidade e perseverança do ténis mundial.

“ELEVEN RINGS: THE SOUL OF SUCCESS”, DE PHIL JACKSON

Na exigente liga profissional de basquetebol norte-americana, a NBA, não existe nenhum homem como Phil Jackson. O treinador é o mais titulado basquetebolista de sempre nos Estados Unidos e conta com 11 anéis de campeão, o símbolo máximo de quem atinge o topo da modalidade. Por isso, Phil Jackson é o verdadeiro senhor dos anéis.

Em 2014, o antigo treinador dos New York Knicks e dos Chicago Bulls editou a sua biografia autorizada e rapidamente se tornou num best-seller mundial. Afinal de contas, este é um livro que é simultaneamente um guia perfeito para quem se interessa pela gestão de equipas, pelo controle emocional e pelo comportamento humano no desporto de alta competição. Phil Jackson é um líder sem igual e um vencedor nato, como ficou provado nesta sua biografia.

“ADDICTED”, DE TONY ADAMS

Lenda viva do Arsenal de Londres, capitão lendário durante o período mais glorioso de sempre dos Gunners e o segundo jogador mais jovem de sempre a se estrear com a camisola profissional do clube. Estes são apenas algumas das conquistas pessoais que Tony Adams, nascido em 1966, conquistou ao serviço do seu clube do coração, o Arsenal. Foi uma carreira longa, sempre com a mesma camisola, onde coleccionou títulos, incluindo três vezes campeão nacional e três vezes jogador do ano.

No entanto, Tony Adams desenvolveu paralelamente uma adição ao álcool que podia ter deitado tudo a perder. “Addicted” é a sua biografia oficial, contada na primeira pessoa, em que o antigo capitão gunner conta tudo, tanto do ponto de vista pessoal como profissional. Uma história inspiradora, de superação, que pode servir de exemplo para muitos jovens e uma lição para quem necessita de lidar com a fama e a pressão ao mais alto nível.

“I AM ZLATAN”, DE ZLATAN IBRAHIMOVIC

Zlatan Ibrahimovic, filho de emigrantes balcânicos emigrados para a Suécia, veio a tornar-se num dos mais profícuos, temíveis e admirados futebolistas de todos os tempos. Um campeão em toda a dimensão da palavra, com títulos coleccionados por todos os clubes que passou, incluindo o AC Milan, o Inter de Milão, o Barcelona ou o Paris Saint-German.

“I am Zlatan” é a sua biografia oficial, escrita na primeira pessoa, que conta a sua vida desde tenra idade, sempre com a verve polémica, sem papas na línguas e frontal do avançado sueco. “I am Zlatan” prova porque Ibrahimovic é um ídolo para milhões de atletas e fãs de futebol em todo o mundo, mostrando como a dedicação, o foco e o querer são determinantes para atingir o topo.

“TOTAL RECALL: MY UNBELIEVABLY TRUE STORY”, DE ARNOLD SCHWARZENEGGER

Um culturista austríaco chega aos Estados Unidos da América e, em pouco tempo, torna-se numa as personalidades mais amadas de sempre do país. A premissa parece tirada directamente dum conto de fadas, mas é totalmente verídica e é a história real de Arnold Schwarzenegger.

A sua biografia oficial, “Total Recall”, conta todo este percurso do homem que começou no culturismo, onde conquistou pela primeira vez as atenções; depois mudou-se para a América e encetou uma carreira bem sucedida no cinema, tornando-se num dos nomes mais fortes de Hollywood; e depois, já casado com Maria Shriver, do clã Kennedy, Schwarzenegger iria entrar na política e tornar-se governador da Califórnia. Uma história de sucesso, sempre no topo, que pode ser descoberta em pormenor no seu livro autobiográfico.

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *