Home / Literatura /

O seu médico virtual está à distância de um toque numa app

O seu médico virtual está à distância de um toque numa app

Share this article

O escritor Robin Cook é o mestre do thriller médico e em Cell – O Médico do Futuro aborda os efeitos sociais perversos de um sistema de saúde assente em interesses privados, e debate o papel cada vez mais premente e inquietante da tecnologia e da inteligência artificial no diagnóstico e tratamento médicos.

Esta é uma realidade cada vez mais presente e debatida na sociedade portuguesa, seja numa clínica dentária Lisboa, ou centros de tratamento para doentes psiquiátricos ou até para Hospitais privados.

George, um médico que exerce em Los Angeles, perde a sua mulher e outros pacientes após um teste experimental do iDoc, uma aplicação de smartphone capaz de fazer diagnósticos e estabelecer planos de tratamento. Apesar de várias ameaças, George perseguirá a verdade, contudo, poderão as consequências ser letais?

Confira esta história arrebatadora no livro Cell – O Médico do Futuro disponível nas Livrarias Online.

 

Sinopse do livro Cell – O Médico do Futuro

George Wilson, médico interno no Serviço de Radiologia em Los Angeles, prepara-se para ingressar numa profissão prestes a sofrer uma drástica mudança de paradigma, que antecipa um papel radicalmente diferente para os médicos em toda a parte. O smartphone e as mais diversas apps assumem um novo papel na medicina: não apenas um método auxiliar, antes um «médico de família do século XXI», capaz de fazer diagnósticos e estabelecer planos de tratamento. Leva o nome de iDoc.

O embate inicial de George com esta inovação é devastador. Acorda uma manhã na cama onde a sua companheira jaz agora morta, após ter participado num teste experimental do iDoc. E vários dos seus pacientes perderão também a vida – todos sujeitos do mesmo teste experimental.

Será possível que o propósito do iDoc esteja a ser subvertido por hackers? E que o governo dos Estados Unidos esteja envolvido numa tentativa de encobrimento? Apesar das ameaças à sua carreira e à sua liberdade, George perseguirá implacavelmente a verdade, sabendo que, caso esteja certo na sua presunção, as consequências poderão ser letais.

 

 

Quem é Robin Cook?

Robin Cook, médico e escritor, nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, e passou a infância em Queens.

A sua ficção gira em torno da medicina e de temas relacionados com a saúde pública, sendo especialmente conhecido por estender a vertente médica ao universo do thriller, género que domina desde a publicação de Coma (1977).

Aliás, a combinação da objetividade científica da medicina com a ficção conquistou leitores em todo o mundo, sobretudo por aqueles que se interessam pela atividade de médicos psquiatras, dentistas, pediatras e virologistas – mais de 30 dos seus romances são bestsellers internacionais, incluindo Charlatães, Pandemia e Génese.

Divide o seu tempo entre a Florida, o New Hampshire e o Massachusetts.

 

Dados Técnicos sobre o livro Cell – O Médico do Futuro

Género: Literatura / Policial e Thriller

1ª edição: fevereiro 2022

Tradução: Catarina Ferreira

Formato: 15 x 23,5 cm

Nº de páginas: 376

PVP: 18,80 €

ISBN: 9789722539944

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published.