Afinal, qual é a melhor posição para ler?
Todos os que gostam de ler já se viram confrontados com um problema: qual a melhor posição para ler? Às vezes, estamos na cama mas há ali qualquer coisa nas nossas costas que nos faz mudar de posição constantemente. Outras vezes, estamos sentados numa cadeira e o pescoço começa a doer. E, claro, há também aqueles casos em que estamos de tal forma confortáveis – por exemplo de barriga para baixo, na praia, a sentir o sol nas costas – que adormecemos com o livro na cara e apanhamos um escaldão.
Natalie Meyer, colaboradora do website norte-americano Book Riot, também foi confrontada com este problema, confessando comportar-se como ‘um porco no espeto’ quando está a ler. Assim, farta de estar desconfortável enquanto lê, decidiu fazer um teste para perceber qual a melhor posição para ler.
Para responder a esta eterna dúvida, foram testadas e cronometradas várias posições enquanto lia. A melhor posição para ler seria aquela que Natalie aguentasse durante mais tempo e sem se mexer. Para se certificar de que o método resultava, deu 3 tentativas a cada posição e somou o tempo de cada uma dessas tentativas para fazer uma média. Como o livro que estamos a ler também pode influenciar o conforto da posição, Natalie Meyer assegurou-se de escolher uma amostra de livros diferentes.
A melhor posição para ler: quem ganha?
Os resultados do mini-estudo de Natalie Meyer foram então os seguintes:
Sentado num banco do parque – 48 minutos e 6 segundos
Deitado de barriga para baixo – 32 minutos e 12 segundos
Em pé – 27 minutos e 24 segundos
Sentado num bar – 25 minutos e 45 segundos
Deitado de costas – 17 minutos e 39 segundos
Deitado sobre o lado direito – 16 minutos e 26 segundos
Deitado sobre o lado esquerdo – 11 minutos e 26 segundos
Sentado com as pernas cruzadas – 11 minutos e 9 segundos
Como constatou Natalie Meyer, a melhor posição para ler é estar sentado num banco do parque. A colaboradora do Book Riot conta que se podia mexer bem no banco, que não havia sons de fundo e que foi agradável estar a ler no exterior. Entre as desvantagens apontadas, indica o facto de o clima ser incerto, de por vezes estar frio e de que as pombas são um frequente motivo de distração.
Entretanto, ler num bar/café não resultou tão bem devido à música de fundo que provou ser distractiva. Além disso, Natalie aponta que existe uma contrapartida: consumo obrigatório, ou seja, teve de pagar para ler. Outra posição que não resultou muito bem foi estar sentada a ler com as pernas cruzadas, porque eventualmente se começa a ficar com dores nos joelhos.
De barriga para baixo foi a segunda melhor posição. Em comparação com estar deitado sobre o lado direito e o lado esquerdo, a posição barriga para baixo foi a mais efetiva porque os braços não ficaram dormentes, algo que acontecia com frequência nas outras posições.
Para surpresa de Natalie ler em pé correu muito melhor do que estava à espera. Apesar de se ter sentido como um ‘professor inteligente prestes a dar uma palestra’, pôde andar à volta da sala e fazer algum exercício físico enquanto continuava a ler. Além disso, podia tirar apontamentos, beber água e comer enquanto andava de um lado para o outro dentro de casa. O lado negativo é que é estranho, tanto para quem lê como para quem está a ver. Natalie confessa que o seu marido ficou irritado por vê-la a andar de um lado para o outro.
E, afinal, qual é o veredito final? Basicamente, Natalie Meyer conclui que o melhor talvez seja ler no parque e levar consigo uma toalha para fazer uma leitura intercalada entre o banco, o relvado – onde pode ler de barriga para baixo – e a andar pelo parque.
Apesar das limitações deste estudo muito amador – que contou com a participação de apenas uma pessoa – é possível retirar algumas conclusões interessantes. E vocês, qual consideram ser a melhor posição para ler?
A um tempo que virei adepta de ler em pé. É realmente estranho, principalmente para quem observa.Mas é muito diferente e ajuda a manter a concentração, principalmente quando estou anciosa.
Olá Bibbi! São muito estranhas as posições em que nos colocamos para ler. Eu, por exemplo, gosto especialmente de ler deitado. Obrigado pelo comentário!
Eu leio, sempre, deitada, às vezes, durante horas.
Mas meu sonho é comprar uma daquelas poltronas reclináveis, bem confortáveis, pois na cama acabo ficando com dores nas costas por causa da posição.
Sobre ler em pé, eu nunca tentei e acho que não funcionaria comigo.
Para mim, a melhor posição para ler é sentado, costas eretas, com uma mesa onde coloco o livro. Ao invés de colocá-lo sobre ela, na horizontal, uso um suporte que deixa o livro inclinado. Isto evita tensão em qualquer parte do corpo. Assim leio por horas.
Adentrei neste mundo da leitura neste ano, confesso que busco todas as vezes que vou ler uma posição agradável, até o momento prefiro ler sentado