Home / Cultura e Sociedade /

O Maior Livro no Mundo sobre Transtorno da Personalidade Borderline

O Maior Livro no Mundo sobre Transtorno da Personalidade Borderline

Share this article

Considerado um dos distúrbios mentais mais difíceis de se tratar e com maior estigma social associado, o Transtorno da Personalidade Borderline é caracterizado por um padrão de intensa desregulação emocional e de hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais. O que acaba levando o paciente a desenvolver uma série de comportamentos impulsivos e autodestrutivos e até mesmo à desorganização do senso de self.

Com 864 páginas, Transtorno da Personalidade Borderline: da etiologia ao tratamento é o livro mais completo sobre o assunto no mundo e aprofunda conhecimentos de modo a ser usado como manual para tratamento.

Ainda que diferentes abordagens psicoterapêuticas sejam efetivas, pessoas com diagnóstico de TPB costumam ser vistas como um desafio pelos terapeutas. Isso porque os padrões relacionais mal-adaptativos desses pacientes influenciam não só nas relações com a família, os amigos e no trabalho, mas, também, no relacionamento terapêutico.

Portanto o modo como o profissional responde às dificuldades desses indivíduos é crucial para determinar o sucesso ou o insucesso do tratamento.

Para contribuir com a importante missão dos psicoterapeutas e, consequentemente, na conquista da liberdade e da alegria de viver pelas pessoas com TPB, foi recentemente lançado o livro Transtorno da Personalidade Borderline: da etiologia ao tratamento.

Publicada pela Sinopsys Editora, a obra chegou para ser parâmetro na área de saúde mental no Brasil e em outros países de língua portuguesa, estando disponível nas livrarias online.

Também tem como importante função acabar com a estigmatização social que os pacientes sofrem. O objetivo é que o TPB seja compreendido como uma condição clínica que gera grande sofrimento em muitas pessoas, mas que elas continuam sendo pessoas como quaisquer outras.

Ou seja, um universo muito mais amplo do que propriamente o transtorno, que é uma porção que acompanha o indivíduo em algum período ou, dependendo do caso, por toda a vida.

 

Projeto Ambicioso Sobre o Transtorno da Personalidade Borderline

Organizado pelos psicólogos brasileiros Vinícius Guimarães Dornelles e Diego dos Santos Alano, o livro, com 864 páginas, é o mais completo e atualizado do mundo sobre o assunto, reunindo autores de renome nacional e internacional que são referência em cada uma das temáticas abordadas.

Direcionado a psiquiatras, psicólogos, psicoterapeutas e outros profissionais interessados, pode ser utilizado como um roteiro de estudos para aprofundamento de conhecimentos e como um manual de consulta para clínicos.

Em 28 capítulos, a publicação aborda uma gama de aspectos que proporcionam conhecimento sobre o que é e como funciona o TPB, desde sua história e bases físicas e psicológicas, até suas mais modernas formas de tratamento.

Conforme Vinícius, cada tema abordado, cada autor convidado, cada detalhe foi minuciosamente pensado para prover uma visão global, cientificamente aprofundada, compassiva e não estigmatizante do transtorno. “Fornece uma ampla visão clínica de abordagens terapêuticas baseadas em evidências para o tratamento, sendo um projeto extremamente ambicioso que visa a ser um marco no estudo do TPB na comunidade mundial de língua portuguesa”, ressalta Diego.

 

Quem são os autores?

O psicólogo Vinícius Guimarães Dornelles é o primeiro treinador de Terapia Comportamental Dialética (DBT) nativo de língua portuguesa do mundo. É mestre em Psicologia, na área de concentração de Cognição Humana, com Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética pelo Behavioral Tech/The Linehan Institute.

Possui formação em Terapia Dialéctico Conductual pela Universidade de Lujan e em Terapias Baseadas em Evidências para o Transtorno da Personalidade Borderline pela Fundación Foro. É especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais pela Wainer Psicologia Cognitiva. Também é sócio-diretor da DBT Brasil e coordenador local do Dialectical Behavior Therapy: Intensive Training Brazil.

E o psicólogo Diego dos Santos Alano também possui formação em DBT pelo Behavioral Tech/The Linehan Institute. É especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto da Família de Porto Alegre/Fadergs e tem formação em Terapias Baseadas em Evidências para o TPB pela Fundación Foro.

Atua como mentor e trainer nos treinamentos intensivos desenvolvidos em parceria entre o Behavioral Tech e a DBT Brasil e ministra aulas em cursos de especialização em mais de nove estados brasileiros, nos quais leciona sobre DBT e DBT adaptada para adolescentes.

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *