Home / Literatura /

Queda de vendas em lojas físicas não poupa setor religioso; os livros seguem em alta

Queda de vendas em lojas físicas não poupa setor religioso; os livros seguem em alta

Share this article

Com a chegada da pandemia, até as lojas físicas de produtos religiosos tiveram um ano bastante fraco em relação às vendas.

O comércio de Fátima, um dos maiores do país, teve um volume muito pequeno de peregrinos portugueses e faltaram os estrangeiros, que, em geral, são os que mais consomem. Muitas lojas estiveram fechadas durante um certo período e outras tantas nem voltaram a abrir.

A exceção ocorreu para aqueles que resolveram investir nas vendas online e, nesses casos, as vendas não pararam de crescer.

Para muitas empresas, a venda online foi a rede de salvação. Os negócios melhoraram e mesmo agora com a volta dos peregrinos, essa atividade continua em forte crescimento.

Determinadas lojas já possuíam estrutura para vender exclusivamente online, como a Holyart, considerada a maior loja de artigos religiosos de toda a Europa.

Através do seu site https://www.holyart.pt/, a loja chega a entregar mais de 80.000 encomendas todos os anos e envia os seus produtos para qualquer parte do planeta. Nesta encontramos terços, imagens, medalhas, livros, presépios, jóias e até mesmo objetos e consumíveis litúrgicos, como vinhos de missa, hóstias e incensos.

Uma infinidade de produtos com preços competitivos e excelente qualidade que, com certeza, agradam todos os tipos de consumidores.

O mercado de produtos religiosos, apesar de ter sido forçado a investir no online, tem-se expandido nos últimos anos e podemos encontrar nesse tipo de estabelecimentos uma enorme variedade de produtos com temas religiosos para uso próprio ou para presentear os amigos e família.

Em Fátima, as lojas de produtos religiosos movimentam grandes somas e nem se sabe o número exato de lojas que trabalham com esses objetos.

No Santuário de Fátima propriamente dito, temos duas lojas onde se vendem os artigos oficiais do Santuário como os objetos religiosos e uma livraria especializada.

Grande parte dos artigos religiosos vendidos em Fátima são fabricados ali mesmo na região, o que beneficia os seus residentes com várias oportunidades de trabalho. Dentre os objetos com mais saída temos as imagens de Nossa Senhora de Fátima e os terços. Um dos terços mais vendidos é o terço em cristal comemorativo aos 100 anos da primeira aparição.

Com a procura criada pelas novas gerações, muitos objetos tradicionais têm dado espaço a artigos mais modernos, como t-shirts, canecas e puzzles.

Nem mesmo as crianças foram esquecidas e podemos encontrar desenhos e livros infantis tendo como tema os três pastorinhos e as aparições. É preciso inovar para acompanhar as mudanças que ocorrem no mundo.

Os livros continuam a ser muito procurados

Outro setor que obteve um aumento significativo de vendas foi o dos livros religiosos. Talvez devido ao isolamento social, quando as pessoas ficaram mais tempo em casa. De entre as obras mais procuradas, podemos citar:

  • A Bíblia Sagrada

  • A Enciclopédia da Oração – C.Rossini e P.Sciadini

Um livro em italiano sobre vários temas como a liturgia, testemunhos e fundamentos.

  • I Love Francisco – O Papa em Cartoons – Roberto Benotti

Apresentado sob a forma de cartoons, as frases mais emblemáticas do Pontificado do Papa Francisco. Desde a renúncia do Papa Bento XVI até às Jornadas Mundiais da Juventude no Rio de Janeiro.

  • Papa Francisco dia a dia – Noemi Dariva

São 365 pensamentos, um para cada dia do ano, com origem nos discursos do Papa Francisco.

  • Guia Prático do Cristianismo – Paulo Costa

Um guia indispensável a todo o cristão que queira conhecer os fundamentos do Cristianismo. Baseado nas Sagradas Escrituras e no Catecismo da Igreja Católica.

  • Setenta Episódios da Vida de São João Bosco – Pedrosa Ferreira

São João Bosco é o Santo dos jovens e continua muito relevante. Uma série de pensamentos desse extraordinário homem de Deus.

  • Santiago – A Caminho de Compostela – José A. V. Carreto

Uma viagem desde a Sé Catedral do Porto até à Praça do Obradoiro. Descubra o segredo que é revelado aos peregrinos.

  • Deus e o Mundo Futuro – Papa Francisco (Domenico Agasso)

Dissertação sobre o que estará por vir nestes tempos de tantas incertezas. Uma conversa entre o Papa Francisco e o jornalista Domenico Agasso.

  • As Palavras Vivas – Confidências de João, O Discípulo Predilecto – Pedro Miguel Lamet

As palavras, confidências e ensinamentos tão importantes do Apóstolo.

  • Imitação de Cristo – Tomás De Kempis

Um verdadeiro clássico da espiritualidade. Foi o livro mais traduzido em todo o mundo depois da Bíblia.

 

Imagem de capa do artigo com origem em 5598375 por Pixabay 

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *