Home / Cultura e Sociedade /

Atores, músicos, escritores e leitores unidos no Movimento #LerDoceLer

Atores, músicos, escritores e leitores unidos no Movimento #LerDoceLer

Share this article

O Movimento #LerDoceLer – que foi lançado nas redes sociais pelo Grupo Porto Editora – mostra como os livros podem resgatar-nos e levar-nos até onde a nossa imaginação quiser, mesmo em momentos de isolamento social.

São cada vez mais as personalidades e os leitores envolvidos no Movimento #LerDoceLer, uma iniciativa criada pelo Grupo Porto Editora que está aberta a toda a comunidade e que tem como único objetivo a promoção do livro e da leitura nestes tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus Covid-19.

Este movimento tem por base a publicação de vídeos com leituras de excertos e sugestões de livros protagonizadas por personalidades e profissionais de diferentes áreas – escritores, editores, atores, músicos, atletas, jornalistas, bibliotecários – bem como por leitores anónimos.

Em pouco mais de uma semana, e apenas através da publicação e da partilha espontânea dos vídeos de leitura através das páginas do Grupo Porto Editora no Facebook, Twitter e Instagram, o Movimento #LerDoceLer já chegou a mais de 100 mil pessoas.

Este movimento virtual pretende mostrar o poder dos livros e da literatura e irá ajudar a que todos se aproximem em comunidade nestes tempos em que o distanciamento se impõe.

Rui Zink

As sugestões têm chegado de editores e outros profissionais do Grupo Porto Editora, mas também de vários autores que já se associaram à iniciativa. Aos muitos nomes anunciados logo no início deste movimento – como Ana Zanatti, Catarina Furtado, Clara Não, Cristina Carvalho, Gabriela Relvas, Ines Gaya, Inês Moura, Inês Pedrosa, Jacinto Lucas Pires, João Gesta, João Pedro Marques, João Silva, José Rodrigues, José Soares, Maria José Núncio, Paula Delecave, Ricardo Fonseca Mota, Richard Zimler, Rui Unas, Rui Zink, Sara Almeida Leite e Valter Hugo Mãe – juntaram-se entretanto artistas e personalidades como Aldina Duarte, António Zambujo, Miguel Ângelo, João Reis, Ricardo Ribeiro, Adolfo Luxúria Canibal, Rosa Montero, Juan Vicente Piqueras, António Colinas, António Bagão Félix, Luís Filipe Castro Mendes, entre muitos outros.

O desafio estende-se a todos os que, nestes dias de incerteza, estão em casa, constituindo uma iniciativa que pretende demonstrar o poder dos livros em tempos de isolamento social.

Novos e crescidos, sozinhos ou acompanhados, todos são convidados a publicar nos seus perfis online vídeos com leituras e/ou sugestões de livros das chancelas do Grupo: Porto Editora, Assírio & Alvim, Sextante Editora, Livros do Brasil, Albatroz, Ideias de Ler e Coolbooks.

Para aderir a este movimento, basta acrescentar à publicação o mote #LerDoceLer e identificar o perfil da Porto Editora. E ficar em casa (re)descobrindo o prazer dos livros e ajudando o país a ultrapassar este complexo momento histórico.

O desafio continuará durante as próximas semanas e está aberto a toda a comunidade. Tudo em nome da promoção da leitura e para mostrar que o livro é uma das melhores formas de viajar sem sair de casa.

Richard Zimler

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *