O Amor não Cresce nas Árvores: a obra singular de Pedro Chagas Freitas
Publicado em novembro de 2018, pela LeYa/Oficina do Livro, O Amor não Cresce nas Árvores é, provavelmente, um dos livros mais originais que os nossos leitores terão oportunidade de ler.
Organizado por 5 cores, cada uma correspondendo a 5 géneros, o romance oferece milhões de possibilidades de sequência de leitura.
Pode ser lido como todos os outros, do princípio até ao fim, sem preocupação com as referidas cores. Ou poderá ler-se a história completa de cada uma das cores separadamente e de forma contínua.
Pode tornar-se a experiência ainda mais radical e interactiva através da app que acompanha o livro e onde é disponibilizado um dado que indicará qual a sequência e a cor que deve ser lida a seguir e onde os leitores podem, depois, partilhar e conhecer as experiências de leitura de outros leitores, bem como trocar impressões com o próprio autor.
No final, será sempre o mesmo romance mas terá proporcionado uma experiência de leitura bem diferente e original.
O apelo do autor é simples: “Leia-o. E construa-o à sua maneira”. Nas suas palavras, “O Amor não Cresce nas Árvores é uma grande história de amor, é o diário de uma adolescente, é uma intriga política, é uma sátira inesperada, é um delírio mediático. Mas é sobretudo uma obra única.”
O LIVRO ESTÁ DISPONÍVEL NAS LIVRARIAS ONLINE
FNAC PORTUGAL
AMAZON BRASIL
LIVRARIA CULTURA
Leia o livro O Amor não Cresce nas Árvores com a App do Amor
Porém, através de um recurso original criado pelo autor, a leitura deste livro já bastante original torna-se ainda mais aliciante. Utilizando a sua experiência como criador de jogos e metodologias de escrita criativa, Pedro Chagas Freitas propõe ainda uma sequência de leitura de O Amor não Cresce nas Árvores através da App do Amor.
O que é a App do Amor? É um aplicativoe aproveita as 5 cores em que está dividido o romance O Amor não Cresce nas Árvores para proporcionar uma nova experiência de leitura aos fãs do autor.
A app contém um dado electrónico que o leitor lança e que determina, por cores, a sequência de leitura que deve ser seguida. O desejo do autor, conhecido por propor experiências inovadoras, é que O Amor não Cresce nas Árvores proporcione “a leitura mais original de sempre”.
Terminado cada capítulo, o leitor joga de novo o dado e vai lendo cada novo capítulo segundo a cor que o dado ditar. A sequência da leitura será gravada pela app e pode depois ser partilhada, comentada e debatida no grupo de WhatsApp criado para o efeito.
A App do Amor pode ser descarregada aqui neste link para os sistemas iOS.
Sobre o autor Pedro Chagas Freitas
Segundo a sua biografia oficial disponibilizada pela editora, Pedro Chagas Freitas é o pai do Benjamim e escreve nas horas vagas. Está publicado em mais de uma dezena de idiomas e em mais de três dezenas de países. Com perto de 300 mil livros vendidos em Portugal, 400 mil em Itália e 100 mil no Brasil, é de longe um dos autores de língua portuguesa mais lidos do mundo.
Tem quase 2 milhões de fãs nas redes sociais — e é fã de cada um deles. Inventou jogos e metodologias de escrita criativa. Tenta, todos os dias, ser uma pessoa. Às vezes consegue.