Home / Arte /

O truque de como encontrar o Wally foi desvendado

O truque de como encontrar o Wally foi desvendado

by Tiago Leão

Share this article

    

As crianças que cresceram nos anos 80 e 90 lembrar-se-ão seguramente dos livros (como ) onde o desafio era encontrar o Wally (ou Waldo nos Estados Unidos da América). De óculos e camisola às riscas vermelhas e brancas, o personagem dos livros foi tão popular que até chegou a ter o seu próprio filme e videojogo.

Ícone de gerações, Wally foi responsável por umas boas horas de vida de miúdos e graúdos. Os desenhos são da autoria do ilustrador britânico, Martin Handford, e enchiam duas páginas de livros com diversos cenários. Entre centenas ou milhares de bonecos, a missão proposta era encontrar o Wally.

Por muitos anos que passem, a missão manter-se-á, embora haja um cientista da computação que tenha descoberto o método para resolver o problema. O seu nome é Randal Olson, um pós-doutorado da Universidade Estadual de Michigan, especializado em inteligência artificial. Num fim-de-semana em que ficou preso graças a um grande nevão, o jovem deparou-se com um livro e propôs-se a dar uma nova resposta à velha pergunta: onde está o Wally?.

Para descobrir o algoritmo que nos dizia onde o personagem se escondia, Olson criou uma base de dados composta por 68 localizações. No processo, utilizou os 7 livros originais da série, chegando assim à conclusão de que existem áreas onde a personagem aparece mais frequentemente. As páginas foram assinaladas cientificamente numa estimativa de densidade de kernel.

onde-esta-o-wally

Conclusão: de acordo com o investigador as probabilidades de Wally estar nos cantos e nas bermas da página são muito reduzidas. Por oposição, existem duas áreas centrais em que são muito provavelmente aquelas onde Wally estará escondido.

Alguns consideram que o motivo para que tal aconteça está ligado às reimpressões: se Wally estivesse junto à margem da página, havia probabilidades de que, numa reedição, acabasse por haver páginas onde o Wally não estaria mesmo.

O caminho para encontrar Wally

O truque para encontrar Wally muito rapidamente está em saber para onde direcionar o olhar. Embora haja de facto uma maior probabilidade do boneco se encontrar nas áreas previamente assinaladas, é um pouco difícil olhar para todas elas em simultâneo sem que nada nos escape.

Para resolver o problema, Randal Olson criou uma fórmula muito simples: só temos de seguir as coordenadas e com certeza encontraremos o Wally muito mais rapidamente. A técnica usada chama-se algoritmo genético e é comum no universo da computação para tornar a pesquisa mais rápida e otimizada.

 

Basicamente, Olson utilizou o gráfico anterior para identificar 68 pontos que cobrem grande parte do mapa e que estão organizados segundo uma prioridade. Começando num ponto das páginas, percorremos praticamente tudo o resto seguindo uma sequência lógica.

O algoritmo genético traçou o caminho colorido abaixo como sendo o melhor possível para encontrar o moço da blusa listrada. Olson simplificou-o com a trajetória na cor preta. Segundo ele, ao segui-la, conseguiu achar o personagem em menos de dez segundos na maioria das ilustrações. Segundo o especialista, na maioria dos livros é possível encontrar o Wally seguindo a linha preta.

encontrar-wally

Encontrar o Wally: um jogo de probabilidades

Através do mapa anterior, Randy Olson delineou uma estratégia para encontrar o personagem com um gorro vermelho e branco. Se tem um livro em casa, vá buscá-lo e experimente você mesmo.

1.º Passo: O melhor sítio para começar a procurar é na página esquerda do lado inferior. Porquê? Porque se Wally não estiver aí, então é muito provável que ele nem sequer esteja nessa página.

2.º Passo: A próxima etapa é passar para a metade superior da página da direita. Se ele não estiver aí, vá alargando o raio de visão.

3.º Passo: Ao alargar o raio de visão deverá chegar à metade inferior da página da direita. Foque-se aí e lembre-se que não vale muito a pena olhar para os cantos, já que as probabilidades de Wally lá estar são muito reduzidas.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *