Home / Literatura e Internet /

Blurb: faça os seus próprios livros na Internet e receba-os em casa

Blurb: faça os seus próprios livros na Internet e receba-os em casa

 

Todos temos uma noção de que o mercado literário é, atualmente, muito competitivo. Se já escreveu um livro que até gostava de publicar mas até à data nunca recebeu uma resposta positiva das editoras, não podemos dizer que estamos surpreendidos. Mesmo que tenha muito talento, a relutância das editoras em publicar textos de novos autores – que não tenham sido ainda premiados ou liderem vendas no estrangeiro – espelha-se nos catálogos editoriais que vemos hoje no mercado.

No entanto, isso não significa que a sua obra não possa ser partilhada com o mundo. As suas histórias devem ser partilhadas com os seus amigos, familiares e até mesmo para venda própria e a conhecidos, se assim o entender. Mesmo que não conte com o apoio de uma editora!

Mas como fazer livros online?! Esta é a questão que atormenta todos os escritores. Não estamos a pedir-lhe para usar a sua velha impressora de casa ou para gastar fortunas numa tipografia a imprimir o seu livro. Não, nada disso: o que sugerimos é que recorra aos serviços eficazes da Blurb. Nos próximos parágrafos, falaremos mais acerca desta plataforma e dos serviços que presta a todos os escritores (e não só!).

Blurb: fazer livros online é agora possível

A Blurb é uma plataforma de auto-publicação e marketing que desencadeia o génio criativo dentro de todos nós. A plataforma facilita o design, publicação, promoção e venda de livros e e-books impressos, sempre com a garantia de qualidade profissional. Não acredita? Continue a ler para conhecer os serviços desta incrível plataforma.

Fundada por Eileen Gittins em 2006, o site cresceu ao ponto de contar hoje com uma equipa de veteranos de design, da Internet e das redes sociais que, todos os dias, procuram dar forma aos projetos de tantas pessoas que queiram passar as suas histórias para o papel.

Mais de 10 anos desde a sua fundação, a empresa orgulha-se dos números de sucesso que marcam a sua história. No total, a Blurb já imprimiu e vendeu mais de dois milhões de livros. Como? Tudo parte de um processo simples: através do site da empresa, o escritor pode planear toda a impressão do seu livro, encomendar a impressão e receber em casa a obra assinada com o seu nome.

Mas calma, vamos retomar ao início da história. Tudo começou então quando Eileen Gittins quis fazer algo que achava que seria relativamente simples: fazer um livro com as suas próprias fotografias. À medida que ia recolhendo todo o material para preparar a impressão, deparou-se com algo por que não esperava: a parte de “fazer um livro” era possível, sim, mas os custos eram proibitivos. Reconhecendo esta oportunidade no mercado, Eileen decidiu pôr mãos à obra.

Descontos!
 

Um ano depois, em 2006, a empresária lançou a Blurb, a primeira plataforma do mundo que permitia criar, imprimir e publicar livros independentes. Mas os livros da Blurb acabam por ser mais do que a impressão de um livro: cada cópia conta com uma qualidade digna do trabalho de uma editora, conjugando um design profissional com papel premium. E é você que determina quantos livros quer: pode ser um, cem ou mil.Está tudo nas suas mãos.

Para concretizar todas as ambições dos escritores,a Blurb dispõe de ferramentas para cada nível de habilidade de criação de livros:

Bookwright

As características do BookWright do Blurb permitem que qualquer pessoa possa publicar os seus livros de fotografia personalizados, revistas e obras literárias impressas ou em formato de e-book. É a ferramenta de eleição da Blurb, com um modo de utilização muito simples e intuitivo.

Adobe InDesign

Se costuma usar o Adobe InDesign, pode instalar o plugin do Blurb e criar automaticamente modelos em branco compatíveis com a plataforma. De seguida, pode carregar o projeto em na conta do Blurb, sem sair do InDesign e editar toda a sua obra a partir do software.

Livros Fotográficos Online

Crie facilmente um livro fotográfico online com layouts pré-definidos, legendas curtas e fotografias — usando até mesmo as imagens de suas contas no Facebook, Flickr e Instagram.

PDF para Livro

Já tem um livro em formato PDF? Use a nossa calculadora de especificações para aperfeiçoar o seu PDF em qualquer tamanho de livro. Com os PDFs das páginas e da capa prontos, basta carregar os arquivos e fazer o pedido do livro.

Adobe Lightroom

Os usuários do Adobe Lightroom têm ainda uma ferramenta de criação de livros que, à semelhança do InDesign, pode ser incorporada na plataforma da Blurb. Posteriormente, os utilizadores podem criar livros fotográficos sem a necessidade de sairem do fluxo de trabalho do Lightroom.

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *