Home / Biografias /

Correr Para Vencer: As memórias reveladoras e triunfantes de Phil Knight

Correr Para Vencer: As memórias reveladoras e triunfantes de Phil Knight

Mídia Kit Blog Mundo de Livros
 

Phil Knight foi o co-fundador da Nike e é atualmente um dos homens mais ricos do mundo (em 2015, a Forbes classificou-o em 15º lugar) e agora assinou uma obra memorável. No livro Correr Para Vencer (denominado A Marca da Vitória no Brasil) ele conta a história dos primeiros anos da sua Ideia Maluca e da génese da Nike, mas também a história dos alicerces de uma vida pessoal e familiar pejada de derrota e superação.

Pela primeira vez, Phil Knight narra todos os riscos que correu, os reveses arrasadores que superou, a descrença e as dúvidas que teve de combater desde que, em 1963, pediu 50 dólares emprestados ao pai para fundar uma empresa com uma missão singela: importar do Japão sapatos de corrida baratos mas de grande qualidade.

Aviso importante: este é um livro sobre gestão para quem está farto de livros de autoajuda para gestores.

CONFIRA O LIVRO CORRER PARA VENCER / A MARCA DA VITÓRIA NAS LIVRARIAS ONLINE

AMAZON BRASIL

FNAC PORTUGAL

LIVRARIA CULTURA

SARAIVA

 

Quem é Phil Knight, co-fundador da Nike?

Phil Knight é um dos empresários mais influentes do mundo. É co-fundador da Nike, foi o seu CEO entre 1964 e 2004 e presidente da administração até 2016, sendo atualmente presidente emérito. Tem 79 anos e vive no Oregon com a mulher, Penny.

Confira nesta entrevista com o autor qual a importância e relevância da edição do livro Correr Para Vencer nos tempos atuais.

 

 

A Nike é uma das marcas mais celebradas do mundo desportivo. Patrocinador oficial de múltiplas equipas desportivas por todo o mundo, esta multinacional conta com uma história notável que se mantém viva e que, de ano para ano, continua a ter novos capítulos.

Mesmo que a Nike como a conhecemos hoje só tenha chegado ao mercado em 1971, a ideia surgiu cerca de vinte anos antes, em 1950, num local muito peculiar: uma sala de aula da universidade de Stanford, nos Estados Unidos, durante uma aula de MBA de Phil Knight.

A ideia de Knight, um antigo atleta de corridas de média distância da universidade de Oregon, passava por importar sapatilhas fabricadas no Japão, utilizando mão-de-obra barata, para que assim uma nova marca conseguisse conquistar quota de mercado mercado à alemã Adidas.

Entre 1950 e 1970, o mercado desportivo começou a moldar-se e sofreu grandes alterações que ditaram o momento certo para a Nike entrar no mercado. O mercado torna-se iminente com o aumento de competições, treinos e até mesmo da mudança da indústria, que beneficia principalmente de mudanças a nível de marketing.

Knight forma então parceria com o antigo treinador de atletismo da Universidade de Oregon, Bill Bowerman, e os dois partem para o Japão para procurar uma distribuidora de calçados de corrida nos EUA. Ao assinarem acordo com a produtora Onitsuka Tiger, põe então em marcha o plano que tinham delineado e começa a circular nos Estados Unidos uma alternativa ao calçado da Adidas: as sapatilhas de corrida da Blue Ribbon Sports.

Blue Ribbon Sports? Sim, este foi o nome da empresa de Knight e Bowernman numa fase inicial. Os dois sócios contavam com tarefas distintas que tomavam grande parte do seu tempo. Mesmo que as sapatilhas continuassem a ser fabricadas e enviadas pela empresa japonesa, Knight encarregava-se da distribuição nos Estados Unidos enquanto Bowerman se focava em analisar o calçado e perceber como o melhorar, tornando-o mais leve.

Quando há uma ruptura com a Tiger, os dois norte-americanos à frente da Blue Ribbon Sports reconhecem que chegou a oportunidade para lançar uma marca própria e para começar a produção de calçado: é aqui que começa a marca.

A partir do momento em que a Nike chegou ao mercado, é instalada uma verdadeira revolução e consolidado um ícone que perdura até aos dias de hoje: o bem conhecido Swoosh, utilizado como logo da marca, torna-se num símbolo de referência. Hoje olhamos com alguma surpresa para o valor que a marca pagou por este símbolo milionário: uns meros 35 dólares.

Confira ainda o resto da história da empresa aqui neste post Nike: Entenda como funciona a marca mais famosa do mundo publicado no Blog Mundo de Futebol.

São estas e muitas outras histórias que você pode descobrir no sensacional livro de Phil Knight intitulado Correr Para Vencer disponível nas livrarias online:

CONFIRA O LIVRO CORRER PARA VENCER / A MARCA DA VITÓRIA NAS LIVRARIAS ONLINE

AMAZON BRASIL

FNAC PORTUGAL

LIVRARIA CULTURA

SARAIVA

Elogios públicos sobre o livro Correr Para Vencer de Phil Knight

 

«Um livro de memórias extraordinário (…) uma das melhores histórias de empreendedorismo que já li.»  – Fareed Zakaria

«Cândido, divertido, entusiasmante, literário – este é um livro de memórias para pessoas que adoram desporto, mas acima de tudo é um livro de memórias para pessoas que adoram livros de memórias.» – Andre Agassi

«Um retrato inusitadamente honesto de como é, realmente, o caminho para o sucesso nos negócios: uma viagem confusa, insegura e caótica, pejada de erros, lutas constantes e sacrifícios. Phil Knight abre a sua alma como poucos CEO estariam dispostos a fazer. (…) É uma narrativa fantástica.» – Bill Gates

 Sobre o livro Correr Para Vencer 

Género: Literatura / Ensaio | Formato: 15 x 23,5 cm Capa mole  | N.º de páginas: 416 páginas | PVP: 19, 90€ | ISBN: 978-972-25-3536-6

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock
 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *