Home / Literatura /

5 sites para baixar livros online gratuitamente

baixar livros

5 sites para baixar livros online gratuitamente

Eduardo Aranha
by Eduardo Aranha

Share this article

Antes da Internet era nos livros que encontrávamos páginas. Milhares e milhares delas, impressas em papel reciclado, branco ou colorido. Apesar dessas páginas ainda continuarem lá em casa nas obras da biblioteca que guardamos com tanta estima, hoje é normal ouvirmos falar de um novo tipo de páginas: as páginas da Internet.

E quem disse que as páginas da Internet e dos livros não podem dividir a mesma prateleira? Ao caírem em domínio público, milhares de obras deixaram de estar protegidas por direitos de autor, o que significa que podem ser obtidas de forma gratuita e (muito importante) absolutamente legal. Para divulgar Livros Online que podem ser descarregados por qualquer pessoa, a qualquer momento, não tardaram a surgir websites cuja principal missão é promover as obras de domínio público.

Na lista em baixo apresentamos algumas das melhores plataformas onde pode baixar livros online de forma livre e legal.

5 sites para baixar livros online gratuitamente

Open Library

openlibrary

Preservar grandes clássicos e obras mais recentes é o principal objetivo do Open Library. Atualmente, a plataforma reúne um total de mais de 1 milhão de livros disponíveis para download, entre outros registos mais ou menos antigos. Tudo isto é possível graças ao contributo de utilizadores individuais que decidiram aumentar a biblioteca e disponibilizar obras que dificilmente encontraríamos na biblioteca lá do bairro. Aberta 24 horas por dia, a plataforma colaborativa possui exemplares de vários géneros e estilos literários. As obras estão disponíveis em várias línguas: as mais comuns são o inglês, o português, o francês e o espanhol.

Portal Domínio Público

portaldominio

O Portal Domínio Público abriu as portas da sua biblioteca digital em 2004, proporcionando aos leitores um acervo inicial de 500 obras assinadas por autores brasileiros e estrangeiros. Desde então que a biblioteca cresceu, incluindo anualmente no catálogo dezenas de novos títulos. Hoje orgulha-se de disponibilizar mais de 2 mil obras. Uma vez que todos estes conteúdos podem ser descarregados de forma gratuita e absolutamente legal, o Portal Domínio Público espera conseguir difundir conhecimentos e saberes entre a comunidade. Uma das obras populares do acervo é a Divina Comédia de Dante, composta por três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.

Gutenberg

gutenberg

Estávamos no ano de 1455 quando o alemão Johannes Gutenberg finalizou a primeira Bíblia impressa. O livro começara a ser impresso cinco anos antes e marcava o início de uma nova era: a era da imprensa. Séculos mais tarde, em homenagem ao inventor revolucionário, surgia o Projeto Gutenberg. Com ele nascia também aquela que é hoje considerada como a biblioteca digital mais antiga do mundo. Tudo começou em 1971, quando Michael Stern Har, em conjunto com voluntários, resolveu digitalizar obras e difundi-las recorrendo à ajuda das novas tecnologias. A maior parte dos livros disponibilizados já caiu em domínio público e estão disponíveis para consulta e download gratuito. Ao todo são mais de 38 mil obras.

Ebooks Brasil

ebooksbrasil

Apesar de se apresentar com uma interface antiga e uma navegação pouco intuitiva, o eBooks Brasil funciona perfeitamente, contendo no seu acervo alguns títulos importantes da história da literatura. Ao assumir-se como um site que não é mantido através de recursos governamentais e que não tem qualquer finalidade comercial, o eBooks Brasil garante que, pela promoção do direito à informação, os leitores devem respeitar alguns termos de utilização. Na plataforma, pode encontrar uma série de livros e amostras literárias de primeiros capítulos de grandes obras. A Odisseia e A Ilíada de Homero são dois dos textos mais importantes disponíveis no eBooks Brasil, ambos traduzidos para o português.

Wikisource

wikisource

O WikiSource funciona como uma biblioteca livre que reúne todos os livros com valor histórico-cultural e que, claro está, tenham caído sob domínio público ou disponham de licença Creative Commons. Assim, qualquer utilizador da plataforma será capaz de descarregar milhares de títulos, sem ficar privado ao acesso à informação necessária para a aprendizagem. Para lermos em português temos, por exemplo, mais de 27 mil textos disponíveis, divididos em categorias como períodos literários, países de origem e anos em que foram escritos. Basta prestar uma visita à plataforma e navegar pelas suas categorias ou, se preferir, utilizar o motor de busca.

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *