Home / Cultura e Sociedade /

3 livros que explicam a complexidade das relações humanas e ajudam a desenvolver competências sociais

3 livros que explicam a complexidade das relações humanas e ajudam a desenvolver competências sociais

Share this article

As competências sociais são as competências e o conjunto de habilidades e entendimento psicológico de que precisamos para interagir e comunicar eficazmente uns com os outros.

Estas incluem características e comportamentos importantes para o desenvolvimento de amizades e relações interpessoais, competências de comunicação e uma compreensão das “regras” de comportamento da sociedade em qualquer contexto social. De uma forma abrangente e geral, incluem as nossas relações tanto no plano formal e profissional como no plano informal, familiar e íntimo.

Ter boas competências sociais ajuda-o a desenvolver relações saudáveis com outras pessoas, o que é vital para a saúde emocional e o bem-estar de qualquer ser humano normalmente integrado na sociedade.

Os livros escolhidos, que serão apresentados na lista que se segue foram cuidadosamente selecionados de forma a incluir os diferentes níveis de especificidade e os dois contextos gerais das relações sociais no nosso mundo.

Em primeiro lugar, o primeiro livro referenciado tem um propósito mais geral e é indicado a um público que queira reforçar as suas competências sociais de uma forma geral, abrangendo tanto a sua vida íntima como profissional.

Por outro lado, as duas últimas indicações são mais específicas: o segundo livro aborda relações informais, sendo mesmo destinado ao desenvolvimento de amizades e junções românticas, enquanto o terceiro livro, por sua vez, é direcionado para relacionamentos profissionais, trabalho de equipa e eficácia laboral.

Confira as 3 escolhas abaixo.

Improve Your Social Skills: How to Talk to Anyone — The Ultimate Guide to Improve Your Conversations and Your People Skills, de Roy Briggs

Nem todos nasceram para o mundo com o à vontade e o dom de conseguir desenvolver conversas em qualquer situação. De facto, até mesmo aqueles que são considerados extrovertidos podem, por vezes, ver-se incapazes de conversar eficazmente.

Neste livro, o autor Roy Briggs sugere «toneladas» de dicas práticas que pode utilizar imediatamente para transformar a forma como interage com as diferentes pessoas com quem se cruza no dia a dia, seja a sua família, os seus colegas de trabalho, clientes ou até mesmo estranhos.

O livro prepara-o para falar tanto com indivíduos como com grandes grupos, ajudando-o a desenvolver as suas capacidades e implementar o que aprendeu quer esteja sentado do outro lado da mesa ou em pé no palco.

The Message Game: A Guide To Dating At The Touch Of A Button, de Ice White

“The Message Game” é um livro desenvolvido ao longo de anos que se foca em explorar técnicas para tirar melhores resultados das interações em sites e apps de encontros online, como o conhecido Tinder e muitas outras apps. Com mais de 200 páginas de capturas de ecrã e histórias reais (algumas do próprio Ice White), acompanhadas de análises e respetivas dicas, este livro está estruturado para ser um excelente guia para aprender a como lidar com, praticamente, todas as situações ou mensagens possíveis que possa enfrentar no seu dia-a-dia.

Mas, o “The Message Game” é muito mais abrangente que isso, e não é apenas um guia para os homens obterem encontros de forma rápida e eficientemente – este livro irá ensinar-lhe como se tornar um bom comunicador, saber liderar conversas e ser capaz de estabelecer atividades genuinamente divertidas que maximizem os seus resultados e relações sexuais. 

Toda a aprendizagem foi feita por si e compilada para poder responder rapidamente a todas as suas possíveis perguntas, desde como maximizar a quantidade de contatos e números de telefone que obtém, como marcar encontros rapidamente, até como desenvolver a partir daí.

Com quase 200 milhões de utilizadores online nas plataformas de encontros, não se pode dar ao luxo de não ter uma «ciber pessoa» fantástica. Este livro ajuda-o a destacar-se da multidão.

Surrounded by Idiots: The Four Types of Human Behavior and How to Effectively Communicate with Each in Business (and in Life), de Thomas Erikson

Este livro partilha um novo método inovador de compreensão das pessoas à sua volta, o autor refere que compreender e dominar os quatro tipos básicos de comportamento irá mudar a forma como vê o mundo!

Após uma reunião desastrosa com um empresário altamente bem-sucedido, que estava genuinamente convencido de que estava “rodeado de idiotas”, o especialista em comunicação Thomas Erikson dedicou-se a compreender como as pessoas funcionam e porque é que muitas vezes temos dificuldade em ligarmo-nos e entendermo-nos.

De acordo com Erikson, existem quatro tipos de pessoas: Os vermelhos são ambiciosos, turbulentos e comandantes; os azuis são silenciosos, analíticos e precisos; os amarelos são sociais, criativos e otimistas; e os verdes são calmos, fiáveis e atenciosos.

Por exemplo, enviar um e-mail para um “vermelho” é uma má prática, em vez disso deve tentar saltar as formalidades e ir direto ao assunto, porque os “vermelhos” não valorizam a conversa fiada como os “amarelos” e os “verdes”. “Surrounded by Idiots” funciona como um guia que avalia os pontos fortes e fracos de cada cor usando tabelas de informação abrangente e exemplos da vida real, e por sua vez oferece conselhos práticos que podemos usar para dar feedback positivo e negativo, colaborar em projetos, e em última análise compreender e ser compreendido por aqueles que nos rodeiam.

[Fonte da imagem de capa: foto por Thought Catalog em unsplash.com]

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *