10 Clássicos da Literatura que você não pode deixar de ler!
Para aqueles que ainda não meteram os olhos em livros clássicos, este post foi concebido como um guia de referência, de maneira que cada leitor descubra grandes nomes e obras que são imperdíveis. De George Orwell a Jane Austen, os leitores terão muitas opções para explorar entre os diferentes géneros literários. Se tem passado muito tempo em sites, plataformas ou apostas online, como a 20Bet PT, então aproveite estas dicas para começar a ler livros clássicos.
Então, para ajudar nessa escolha, separamos 10 títulos imperdíveis que todos precisam de ler e que estão disponíveis nas Livrarias Online.
10 Clássicos da Literatura que Recomendamos
1984
Autor: George Orwell
Este livro é considerado (justamente) um dos mais importantes romances de ficção científica do século XX, numa obra que narra o drama de Winston Smith, um funcionário do Ministério da Verdade, parte do governo totalitário do superestado da Oceania ― que inclui as Américas, a Austrália, a Inglaterra e o sul da África. No entanto, Smith odeia secretamente o Partido e deseja se rebelar contra o sistema.
Meditações
Autor: Marco Aurélio
Constituído por anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio escritas entre os anos de 170 a 180. A obra reúne aforismos que orientaram o governante pela perspectiva do estoicismo – o controle das emoções para que se evitem erros de julgamento. Aurélio trava um diálogo interior em busca de verdades fundamentais por meio da razão sem deixar de lado a sensibilidade.
O Retrato de Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Dorian é um homem que se encanta com a visão de mundo hedonista do aristocrata Henry Wotton. Para ele, a beleza e a satisfação sexual são as únicas coisas que importam na vida. O protagonista deseja então vender sua alma para que apenas um retrato seu pintado a óleo envelheça e desapareça, mantendo sua juventude eternamente. Como Fausto, Dorian tem seu desejo atendido e parte para uma vida libertina e amoral.
A Metamorfose
Autor: Kafka
Uma manhã, o caixeiro-viajante Gregor Samsa acorda transmudado em um horrível inseto. Absurdamente, sua primeira preocupação é com o atraso para o trabalho, mas logo Samsa é obrigado a lidar com o pavor de sua família ao deparar com tamanha monstruosidade. A Metamorfose é considerada uma das obras fundamentais da literatura do século XX.
Herland, A Terra das Mulheres
Autora: Charlotte Perkins Gilman
Este livro clássico descreve uma sociedade formada unicamente por mulheres que vivem livres de conflitos e de dominação. A história é narrada por um estudante de sociologia que, junto a dois companheiros, chega ao lendário país ocupado por mulheres. As diferentes visões dos três exploradores geram um choque cultural com a organização social utópica que terão de confrontar.
Mulherzinhas (Edição Integral)
Autora: Louisa May Alcott
No auge da Guerra Civil Americana, o senhor March se junta às frentes de batalha. Em casa, suas filhas têm de conviver com as dificuldades econômicas e a busca pela realização de seus sonhos. Meg almeja um bom casamento. Beth quer apenas ajudar os pais nos cuidados do lar. Amy, a mais jovem, sonha com riqueza e status, enquanto a impulsiva Jo deseja ser escritora ― em uma versão semibiográfica da própria Alcott.
Cinco Semanas num Balão
Autor: Júlio Verne
Publicada em 1863, a obra traz detalhes da geografia, das culturas e dos animais da África. A história narra a jornada de Samuel Fergusson, que, acompanhado de seu criado e de um caçador escocês, parte de Zanzibar em um balão. O trio busca chegar à outra costa da África e encontrar no caminho a nascente do rio Nilo.
O Médico e o Monstro
Autor: Robert Louis Stevenson
Ao misturar elementos de ficção científica e horror, essa obra é uma das principais novelas góticas do século XIX. O enredo tem início com a descoberta de que o respeitável médico Henry Jekyll deixou como único beneficiário de seu testamento o odioso senhor Hyde. Um ano depois, Hyde espanca um homem até a morte. Enquanto isso, Jekyll se isola cada vez mais em seu laboratório.
O Cortiço
Autor: Aluísio Azevedo
No Rio de Janeiro do século XIX, o ambicioso português João Romão põe em prática seu plano de riqueza. Com trabalho duro, avareza e desonestidade, levanta um conjunto de 95 casinhas; o maior cortiço da região. A obra é um retrato das mazelas sociais que atingiam a capital do Império, sob a visão cientificista de um escritor que levou ao extremo a estética realista da época.
Razão e Sensibilidade
Autora: Jane Austen
Após a morte do pai, as irmãs Dashwoods são obrigadas a se mudar para uma casa simples e distante. Elinor, a racional e lógica, e Marianne, sensível e romântica, têm de lidar com expectativas injustas de felicidade por não possuir fortuna e não ter bons relacionamentos na sociedade. Suas atitudes opostas diante da vida serão colocadas à prova em um mundo regido pelo dinheiro e pelo interesse.
Este artigo foi escrito em colaboração com o portal Saiba Portugal.