Queda de vendas em lojas físicas não poupa setor religioso; os livros seguem em alta

Com a chegada da pandemia, até as lojas físicas de produtos religiosos tiveram um ano bastante fraco em relação às vendas.

O comércio de Fátima, um dos maiores do país, teve um volume muito pequeno de peregrinos portugueses e faltaram os estrangeiros, que, em geral, são os que mais consomem. Muitas lojas estiveram fechadas durante um certo período e outras tantas nem voltaram a abrir.

A exceção ocorreu para aqueles que resolveram investir nas vendas online e, nesses casos, as vendas não pararam de crescer.

Para muitas empresas, a venda online foi a rede de salvação. Os negócios melhoraram e mesmo agora com a volta dos peregrinos, essa atividade continua em forte crescimento.

Determinadas lojas já possuíam estrutura para vender exclusivamente online, como a Holyart, considerada a maior loja de artigos religiosos de toda a Europa.

Através do seu site https://www.holyart.pt/, a loja chega a entregar mais de 80.000 encomendas todos os anos e envia os seus produtos para qualquer parte do planeta. Nesta encontramos terços, imagens, medalhas, livros, presépios, jóias e até mesmo objetos e consumíveis litúrgicos, como vinhos de missa, hóstias e incensos.

Uma infinidade de produtos com preços competitivos e excelente qualidade que, com certeza, agradam todos os tipos de consumidores.

O mercado de produtos religiosos, apesar de ter sido forçado a investir no online, tem-se expandido nos últimos anos e podemos encontrar nesse tipo de estabelecimentos uma enorme variedade de produtos com temas religiosos para uso próprio ou para presentear os amigos e família.

Em Fátima, as lojas de produtos religiosos movimentam grandes somas e nem se sabe o número exato de lojas que trabalham com esses objetos.

No Santuário de Fátima propriamente dito, temos duas lojas onde se vendem os artigos oficiais do Santuário como os objetos religiosos e uma livraria especializada.

Grande parte dos artigos religiosos vendidos em Fátima são fabricados ali mesmo na região, o que beneficia os seus residentes com várias oportunidades de trabalho. Dentre os objetos com mais saída temos as imagens de Nossa Senhora de Fátima e os terços. Um dos terços mais vendidos é o terço em cristal comemorativo aos 100 anos da primeira aparição.

Com a procura criada pelas novas gerações, muitos objetos tradicionais têm dado espaço a artigos mais modernos, como t-shirts, canecas e puzzles.

Nem mesmo as crianças foram esquecidas e podemos encontrar desenhos e livros infantis tendo como tema os três pastorinhos e as aparições. É preciso inovar para acompanhar as mudanças que ocorrem no mundo.

Os livros continuam a ser muito procurados

Outro setor que obteve um aumento significativo de vendas foi o dos livros religiosos. Talvez devido ao isolamento social, quando as pessoas ficaram mais tempo em casa. De entre as obras mais procuradas, podemos citar:

Um livro em italiano sobre vários temas como a liturgia, testemunhos e fundamentos.

Apresentado sob a forma de cartoons, as frases mais emblemáticas do Pontificado do Papa Francisco. Desde a renúncia do Papa Bento XVI até às Jornadas Mundiais da Juventude no Rio de Janeiro.

São 365 pensamentos, um para cada dia do ano, com origem nos discursos do Papa Francisco.

Um guia indispensável a todo o cristão que queira conhecer os fundamentos do Cristianismo. Baseado nas Sagradas Escrituras e no Catecismo da Igreja Católica.

São João Bosco é o Santo dos jovens e continua muito relevante. Uma série de pensamentos desse extraordinário homem de Deus.

Uma viagem desde a Sé Catedral do Porto até à Praça do Obradoiro. Descubra o segredo que é revelado aos peregrinos.

Dissertação sobre o que estará por vir nestes tempos de tantas incertezas. Uma conversa entre o Papa Francisco e o jornalista Domenico Agasso.

As palavras, confidências e ensinamentos tão importantes do Apóstolo.

Um verdadeiro clássico da espiritualidade. Foi o livro mais traduzido em todo o mundo depois da Bíblia.

 

Imagem de capa do artigo com origem em 5598375 por Pixabay 

POSTS RELACIONADOS