Home / Cultura e Sociedade /

5 Livros para as mulheres compreenderem melhor os Relacionamentos

5 Livros para as mulheres compreenderem melhor os Relacionamentos

 

Este post foi concebido para ajudar todas as mulheres casadas, companheiras ou namoradas a perceberem melhor os seus parceiros, a si mesmas e as dinâmicas próprias dos relacionamentos amorosos.

Partilhar a vida com alguém é receber uma segunda oportunidade de amadurecer, de crescer as partes de nós ainda retidas na infância. Vários especialistas defendem que geralmente o que nos leva a apaixonar por outra pessoa é exatamente o mesmo que nos leva ao divórcio posterior. Amamos no outro o que anteriormente renegamos em nós.

Mas como existiu uma razão na nossa infância para essa renega, quase sempre relacionada com uma sensação de perigo iminente, o que um dia amamos parece agora ameaçar-nos e queremos recalcá-lo de novo. E assim criticamos os nossos companheiros porque tudo isto é inconsciente até que façamos um esforço por o tornar consciente.

É premente encararmos o nosso casamento como um relacionamento entre adultos, com as mesmas responsabilidades e direitos e que cuidam um do outro alternadamente. Não como crianças desesperadas por receber o amor que lhes foi negado em criança.

A autorresponsabilização pelo que acontece na nossa vida em geral e no nosso relacionamento amoroso em particular é algo que a maioria de nós não desenvolveu em pleno e que precisa ainda de trabalho. Paralelamente não sabemos estabelecer os nossos limites pessoais.

Tentamos limitar os outros, nomeadamente os nossos companheiros, acreditando que são eles os responsáveis pela nossa felicidade e, assim, entregando-lhes as rédeas da nossa vida.

Dizem os estudos que um casamento saudável tem por base duas pessoas que conhecem, respeitam e atendem às suas próprias necessidades e limites pessoais. Pois só estes indivíduos são realmente capazes de amar, cuidar e perdoar.

Para uma maior compreensão de tudo isto, ou para quem possua um desejo de aprofundar estes tópicos, partilho em baixo alguns livros com os quais me identifico. Espero que desfrute desta lista e aproveite ao máximo cada uma das minhas recomendações. (Veja também a minha página dedicada aos Desafios de Esposa).

Confira a lista de 5 Livros para compreender os relacionamentos

Inteligência Emocional de Daniel Goleman

Daniel Goleman serve-nos de guia numa jornada através da visão científica das emoções de alguns dos mais confusos momentos das nossas próprias vidas e o mundo que nos rodeia. O fim da jornada é compreender o que significa trazer inteligência à emoção e, sobretudo, como fazê-lo.

Como as nossas paixões têm sabedoria e guiam o nosso pensamento, os nossos valores e a nossa sobrevivência são alguns dos temas abordados. Mas também como as nossas emoções podem facilmente desgovernar-se e fazem-no com frequência, numa busca que visa entender com inteligência o comportamento do ser humano.

É um livro extremamente informativo com uma linguagem acessível para quem está iniciar-se no mundo da psicologia e que permite vermos em perspectiva as nossas e as emoções dos outros, como as interpretamos e como lidamos com elas.

COMPRAR LIVRO AGORA

Comunicação não violenta, Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais de Marshall B. Rosenberg

Manual prático e didático que apresenta a metodologia criada pelo autor, voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Este método é aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação, como por exemplo em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

De uma maneira simples, esta obra busca ansiosamente por soluções em contraponto com o mundo violento, cheio de preconceitos e mal-entendidos em que vivemos na atualidade.

Usando a sua experiência como psicólogo clínico e criador do método da comunicação não-violenta, Marshall Rosenberg ensina o leitor a libertar-se dos condicionamentos e dos efeitos de experiências passadas; transformar padrões de pensamento que conduzem a discussões, raiva e depressão; resolver os seus conflitos com os outros pacificamente; criar relacionamentos interpessoais baseados em respeito mútuo, compaixão e cooperação.

COMPRAR LIVRO AGORA

 

Marley & Eu de John Grogan

Esta é a história enternecedora e inesquecível de uma família e do seu cão mal comportado que ensina o que realmente importa na vida. Os jovens John e Jenny eram apaixonados e estavam a começar a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, “um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro”, que se tornou um labrador enorme e encorpado de 43 quilos.

Era um cão incrível com um coração puro e lealdade incondicional. Além de arrombar portas, esgadanhar paredes, enquanto se babava todo por cima das visitas, roubava roupa interior feminina e abocanhava tudo a que pudesse deitar o dente. Marley partilhou tudo com o casal mostrando à família Grogan como o amor se manifesta de muitas maneiras e feitios.

COMPRAR LIVRO AGORA

As Pontes de Madison County de Robert James Waller

As Pontes de Madison County narra a história de Robert Kincaid, fotógrafo famoso da National Geographic, e de Francesca Johnson, mulher de um agricultor do lowa. Kincaid de 52 anos é um estranho e quase mítico viajante dos desertos asiáticos, dos rios longínquos, das cidades antigas, um homem que se sente em desarmonia com o seu tempo.

Por sua vez, Francesca, de 45 anos, noiva italiana do pós-guerra, vive nas colinas do lowa com as memórias ainda vivas dos seus sonhos de juventude.

Qualquer deles tem uma vida estável, e no entanto, quando Robert Kincaid atravessa o calor e o pó de um Verão do lowa e chega à quinta dela em busca de informações, essa estabilidade desaba e as suas vidas entrelaçam-se numa experiência de invulgar e estonteante beleza, que os marcará para todo o sempre.

COMPRAR LIVRO AGORA

Os 7 Princípios do Casamento de John M. Gottman e Nan Silver

Haverá um outro caminho que não o divórcio ou a acomodação para lidar com os problemas da vida a dois? O Dr. John Gottman, que ficou conhecido em todo o mundo com a publicação da obra A Inteligência Emocional e Arte de Educar Seus Filhos, encontrou respostas para esta pergunta.

Este livro representa o resultado do trabalho da sua vida, apresentando os 7 princípios que apresentam aos casais novas estratégias para manter o casamento, tendo em vista obter um relacionamento mais harmonioso e duradouro. Integrando questionários e exercícios esta pesquisa de 20 anos de John Gottman disseca o sucesso da vida conjugal.

O professor ensina como é importante dar a atenção aos pequenos momentos do dia-a-dia e como isso pode preservar a magia da vida a dois; a relevância da valorização das coisas simples que proporcionam ao casal bases sólidas para solucionar os inevitáveis conflitos; revelando ainda como a descoberta de formas saudáveis de conviver com questões que não podem ser resolvidas é essencial.

Um guia definitivo para quem deseja um relacionamento que tire o maior proveito e prazer da vida conjugal.

COMPRAR LIVRO AGORA

NOTA: Este artigo foi publicado originalmente no Blog Mundo de Parentalidade com o título 5 Livros para as mulheres entenderem os relacionamentos amorosos

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *