Confira agora Top 5 Livros sobre Mitologia
Se você, como eu, tem uma paixão por mitologia, eu gostaria de te indicar 5 dos melhores livros que conheço sobre o tema, envolvendo culturas de diferentes lugares do mundo, especialmente Grécia, Roma, Egito e países nórdicos que são as mitologias mais conhecidas.
Vamos lá?
Obs.: Não coloquei os livros em ordem de preferência.
1 – A Bíblia da Mitologia (Sarah Bartlett)
SINOPSE:
Este livro é um guia abrangente da mitologia universal. Examina o próprio conceito de mitologia e seu lugar na sociedade, na história e nas artes, e descortina uma vasta gama de deuses e deusas que se destacam no panteão clássico greco-romano e dos antigos maias e egípcios. Por fim, explora os temas comuns que permeiam todas as mitologias, independentemente de geografia, cultura ou época, e mostra que elas continuam sendo uma área de crescente interesse na atualidade.
Livro ricamente ilustrado com fotos coloridas, você pode ler qualquer parte sempre que quiser. Destaco a qualidade da edição, desde o papel até a diagramação. Leitura obrigatória para quem ama mitologias.
2 – O Livro de Ouro da Mitologia (Thomas Bulfinch)
SINOPSE:
A guerra de Tróia, Hércules, Minerva, Midas, as divindades rurais, a mitologia oriental e nórdica, os druidas são alguns dos temas tratados nessa obra que conquistou milhares de pessoas no Brasil e no mundo. O leitor ficará fascinado com as mais encantadoras histórias e adquirirá conhecimentos indispensáveis à sua formação cultural. O autor, Thomas Bulfinch pensou nesta obra para desvendar alguns mistérios sobre a mitologia grega. O livro conta a história de vários deuses e heróis da Grécia antiga.
Algumas das melhores histórias das mitologias globais, em especial a greco-romana.
3 – As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica (Carmen Seganfredo e A. S. Franchini)
SINOPSE:
‘As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica’ reúne, num único volume, as principais lendas relativas à mitologia dos povos que habitaram, nos tempos pré-cristãos, os atuais países escandinavos (Noruega, Suécia e Dinamarca), além da gélida Islândia. Este conjunto de mitos também teve especial desenvolvimento na Alemanha, que foi a grande divulgadora da cultura dos nórdicos. Com a expansão das navegações vikings, esta difusão alcançou os povos de língua inglesa e deixou sua marca na própria denominação dos dias da semana destes países (Thursday, por exemplo, é o ‘dia de Thor’, e Friday, ‘dia de Freya’.)
Fonte de inspiração para as mais variadas áreas, a mitologia nórdica influenciou uma legião de artistas na criação de suas próprias obras, tal como o escritor inglês J. R. R. Tolkien e o argentino Jorge Luís Borges. Também o compositor alemão Richard Wagner utilizou as lendas vikings para compor a famosa tetralogia operística O Anel dos Nibelungos, que apresentamos sob a forma romanceada de uma pequena novela, na segunda parte deste volume. Nestas histórias, não faltam ação, romance e até a presença de uma insuspeita veia cômica, já que a maioria dos personagens transitam pelo grotesco, numa profusão de anões, gigantes e elfos. Eis aqui uma das principais ‘raízes’ das modernas sagas de RPG.
Ótima edição, capa em relevo e interessante diagramação. Como brinde, a novela “O anel dos Nibelungos” que inspirou J. R. R. Tolkien em suas obras fantásticas, especialmente “O senhor dos anéis”.
4 – Religião e Magia no Antigo Egito (Rosalie David)
SINOPSE:
O Antigo Egito será sempre um dos períodos mais fascinantes da história da humanidade. Tanto pela riqueza cultural quanto por todo o mistério que o envolve. Em Religião e Magia no Antigo Egito, Rosalie David apresenta esse mundo intrigante e complexo, desde os oráculos e os videntes, os deuses e as deusas, até os cultos dos animais sagrados, os templos e os rituais da vida após a morte.
Livro ricamente ilustrado e com informações minuciosas sobre o Antigo Egito e seus mitos. A autora, renomada estudiosa de mitologia egípcia, nos apresenta uma visão histórica da cultura egípcia antiga. Indispensável para quem ama história e mitologia egípcias.
5 – Egito Secreto (Paul Brunton)
SINOPSE:
Jornalista e escritor de longas trajetórias no caminho da espiritualidade, profundo observador e analista, Paul Brunton dedicou sua vida à tarefa de contar suas experiências espirituais com máxima clareza e profundidade. Nesta obra clássica, os estudiosos dos mistérios encontrarão extraordinárias revelações sobre o Egito, e os iniciantes no caminho espiritual, vigorosos estímulos para a solução de certos problemas da alma humana. Paul Brunton não buscou simplesmente, nos livros, relatos superficiais de turistas e viajantes para oferecê-los aos olhos curiosos do leitor. Não! Ele foi viver nesse país, pôr-se em contato com almas humildes ou elevadas, a fim de colher o que de mais misterioso e profundo guardavam esses seres humanos. Ele mesmo passou por surpreendentes experiências, arriscou a vida em busca do mistério e, com a desenvoltura de jornalista, relatou com maestria e sinceridade o que encontrou nos velhos Templos, nas Pirâmides e na Esfinge misteriosa. O seu compromisso com a verdade é um sólido endosso a tudo o que lemos nesta obra ilustrada, porque não se trata de um simples aventureiro, mas, sim, de um investigador sério e responsável, cujas obras são conhecidas e reverenciadas no mundo literário. As excepcionais descrições de alguém que foi buscar in loco algo de extraordinário e fascinante tornam este livro digno de figurar na estante de todos os interessados em investigar os antigos enigmas da humanidade.
Este é um livro bastante antigo que inclui histórias observadas ao vivo pelo pesquisador Paul Brunton quando esteve no Egito. Trata-se de narrativas que apresentam fenômenos inacreditáveis, como andar sobre brasas, engolir facas e ser enterrado vivo e voltar à vida. Há descrição de experiências em lugares míticos como a Grande Pirâmide e a Esfinge, e muitas referências aos mitos do Antigo Egito. Quem aprecia magia, mistérios e mitologia não pode deixar de ler essa obra peculiar.
Bom dia sra Krûger,
Gostei da suavida’de’ rasgada ao amor pelos livros.
Por favor, gostaria de saber se jâ leu o livro A MITOLOGIA de Edith Hamilton e seu conselho eventual sobre o mesmo. Obrigado.
PS: Por curiosidade o seu olhar me diz que é escorpiana de ascendente. Acertei ? – E que nestas coisas de Mitos, o bom, o belo e o justo é acima de tudo cada pessoa, cada ser, viver o seu prôprio cêu (mito) aqui na terra. Acredito nisso e
um abraço,
jorge