Home / Literatura Portuguesa /

João Garcia: o alpinista português mais famoso de sempre

João Garcia: o alpinista português mais famoso de sempre

Share this article

     

Da Antártida à Oceânia, de Chamonix a Katmandu, João Garcia correu o mundo sempre à procura de chegar mais longe e mais alto, até onde fosse humanamente possível. O livro 14 – Uma Vida nos Tectos do Mundo é a sua história, uma vida de risco e sobrevivência, uma vida de aventuras.

No dia 17 de Abril de 2010, no início da tarde, João Garcia pisou o cume do Annapurna. Estava de novo no tecto do mundo, a 8091 metros de altitude. Tinha escalado, em tempo recorde, a montanha mais mortífera do planeta. E, lá em cima, sentiu que se fechava um ciclo.

Era o culminar de anos de trabalho até chegar ali e conquistar a última das 14 montanhas mais altas da Terra, sem recurso a oxigénio artificial – apenas dez alpinistas, em todo o planeta, tinham conseguido semelhante proeza, numa altura em que já doze astronautas tinham pisado a Lua.

14 – Uma Vida nos Tectos do Mundo é a história de João Garcia, narrada pelo próprio. Fala das 14 montanhas, mas também de 14 pessoas importantes na sua progressão, das 14 competências necessárias para chegar ao topo, de 14 momentos e locais que o marcaram para sempre.

Evoca ainda a sensação única de ver o planeta como poucos o viram, da liberdade que é olhar a 360 graus e saber que é impossível ir mais longe. Mas fala, sobretudo, desse modo de vida no limite, onde um passo em falso pode significar a morte.

Lição de vida, fruto de muitas e dramáticas aventuras, 14 é uma leitura inspiradora para todos aqueles que sonham chegar mais alto, mas que ainda não tiveram a coragem de dar aquele primeiro passo.

Contudo, nem tudo foi alegrias neste percurso. Em 1999, João Garcia viveu uma enorme tragédia quando perdeu um companheiro e várias capacidades físicas no Evereste.

Além das marcas físicas, nas mãos, pés e nariz, a pior expedição da sua vida, que em 18 de maio de 1999 o levou aos 8.848 metros da mais alta montanha do mundo, deixou-lhe “dúvidas na cabeça”, que, depois de superadas, se tornaram numa lição.

Depois da fotografia no topo, que os fez permanecer tempo demais a uma altitude em que a sobrevivência fica em risco, o mau tempo e a noite obrigaram-nos a uma paragem, que se revelou fatal para o belga Pascal Debrouwer. Durante algumas horas, João Garcia viveu momentos de sofrimento mental e físico. Partes do seu corpo congelaram, obrigando-o a um internamento de três meses em Saragoça, em Espanha.

Em entrevista à agência Lusa, o alpinista admitiu que, depois de perceber que tinha perdido parte dos dedos dos pés e das mãos e o nariz, teve de pensar bastante e sobretudo dar uma nova hipótese a si próprio.

 

 

O LIVRO 14 – UMA VIDA NOS TECTOS DO MUNDO ESTÁ DISPONÍVEL NAS LIVRARIAS ONLINE

 

Pés: Dicas fáceis para manter seus pés e unhas saudáveis

Unhas fortes e saudáveis dos pés são essenciais para a saúde e o bem-estar em geral. Tudo o que é preciso para ter unhas limpas e brilhantes nos pés, no qual qualquer podólogo ficaria orgulhoso, são algumas etapas básicas de cuidados que você pode facilmente fazer em casa.

 

Limpeza diária

Lavar os pés uma vez por dia usando um sabonete suave não só ajuda a prevenir fungos irritantes, mas também o fedor. A água quente também pode ajudar a aumentar a circulação do sangue em seus pés e dedos.

Isso vai fazer você ter unhas mais saudáveis e fortes. Certifique-se de esfregar bem as unhas enquanto toma banho e secar cada pé completamente, mesmo entre os dedos dos pés. Caso não faça uma boa secagem, ao colocar seus pés molhados em calçados, corre o grande risco da umidade criar bactérias e fungos.

Hidratação

Uma das maneiras mais fáceis de manter suas unhas dos dedos em ótima forma é hidratá-las diariamente. Usar loção regular nos pés ajuda a manter a pele ao redor de cada unha macia e saudável.

Além disso, o uso de óleos, que contenham ingredientes de absorção rápida, como o óleo de jojoba, protege as unhas de ficarem secas, rachadas e quebradiças. 

Tratamento

Inspecione e corte as unhas com uma tesoura de unha ou cortador de unha de boa qualidade, faça isso pelo menos uma vez por mês. É muito importante cortar corretamente as unhas dos seus pés. Elas devem estar em uma forma reta, nunca curvada, isso evita que as unhas cresçam para dentro e acabem criando infecções bacterianas e fúngicas.

Além disso, você nunca deve cortar as unhas dos pés muito exageradamente. Se não tiver muita habilidade com cortadores de unha, vá em uma pedicure. Ela vai saber como cortar, tirar cutículas e suavizar quaisquer pontas rígidas de unha, o que pode ajudar a evitar que a unha lasque.

Dieta para unhas

Pode parecer engraçado uma dieta para unhas, mas saiba que ambas as unhas das mãos e pés são feitas de uma proteína chamada queratina. Você pode ajudar seu corpo a produzir quantidades saudáveis de proteína comendo uma dieta equilibrada.

Escolha uma dieta repleta de alimentos ricos em vitaminas e nutrientes como vegetais, frutas, nozes e carne magra. Você também pode usar suplementos de vitamina ou biotina para melhorar o crescimento das unhas. A maioria dos podólogos concordam que uma dieta saudável é a melhor maneira de dar ao seu corpo o combustível que precisa.

Usando sapatos e meias apropriados

Meias e sapato masculino devidamente colocados ajudam muito nos cuidados de seu pé. Mas você precisa tomar muito cuidado porque, meias muito apertadas podem limitar a circulação sanguínea que suas unhas precisam para torná-las fortes.

Sapatos exageradamente apertados podem levar a unhas encravadas ou unhas pretas, calos, bolhas e outros problemas. Ambos potencialmente afetarão a maneira como você anda, portanto, você acabará colocando pressão indevida sobre as unhas dos pés.

Massagem ocasional

Se você está começando por um esfoliante profissional, pelo seu parceiro, ou até você mesmo está fazendo isso, a massagem nos pés ajuda a manter a circulação sanguínea em seus pés e dedo.

Uma boa circulação dá às unhas um rico suprimento de sangue, o que os ajuda a manter uma cor rosa clara saudável com um brilho macio.

Estas dicas foram elaboradas pela equipa redatora do Saiba Portugal, um site com artigos de vários temas interessantes para ler e entreter-se.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published.