Onde comprar livros? As melhores livrarias na Internet!
Entre estantes e prateleiras é comum perdermo-nos nas livrarias à procura de obras que às vezes nem sequer estão lá. Ao contrário dos mais recentes sucessos comerciais, nem sempre as raridades ou preciosidades que procuramos estão expostos com destaque logo ali na montra. Ainda assim, basta uma pequena pesquisa online para encontrar facilmente as obras que procura dentro das muitas livrarias na Internet disponíveis em qualquer local do Mundo.
Comodidade, rapidez e facilidade em comparar preços são as principais vantagens de comprar livros online. A juntar a estas, existe também a possibilidade de encontrar descontos verdadeiramente imperdíveis ou promoções que nunca imaginou sequer possíveis.
Depois é só encomendar e esperar que os livros cheguem a sua casa. Para facilitar o processo de escolha reunimos neste post uma lista com algumas das melhores (e mais eficientes) livrarias na Internet.
Onde comprar livros? As melhores livrarias na Internet!
Amazon
Seja digital ou impresso, a Amazon dispõe de milhares de livros na sua loja online. Na plataforma, pode encontrar o mesmo título disponível em várias edições, vários idiomas e ainda obras que estejam relacionadas com aquela que comprou. Para quem quer comprar um livro físico, os preços imbatíveis praticados pela Amazon aliam-se a um serviço de entrega extremamente rápido para que não tenha de sair de casa para comprar um novo livro. Por outro lado, quem quiser descarregar os famosos e-books recebe de imediato a obra no seu dispositivo de leitura. Eficiência e rapidez, para que possa ter sempre nas suas mãos uma nova história!
Ao falarmos de e-books há um nome que não podemos deixar de fora: Kobo. Podem ser apenas quatro letras mas a verdade é que representam uma das empresas mais influentes do universo do eReading. Além de ser bem conhecida pelos seus sofisticados leitores de e-books, a Kobo oferece uma plataforma global de venda de livros digitais que consegue bater toda a concorrência. Esta livraria digital conta com cerca de 4 milhões de títulos em 68 línguas: desde sucessos de venda a obras auto-publicadas, revistas a livros infantis coloridos, existem títulos para todos os gostos. Os livros da Kobo estão disponíveis no formato EPUB e PDF.
Fnac ( e Brasil)
A Fnac foi fundada em 1954 e esperava, na altura, funcionar como uma federação restrita que disponibilizava produtos de cultura a quem fosse seu sócio. Este modelo, que foi criado em França, não tardou a espalhar-se pelo resto da Europa e do mundo e a abrir as portas a um público mais amplo. Hoje, a Fnac assume-se por isso como uma das maiores cadeias na venda de livros, filmes, música e produtos de tecnologia. Na sua loja online pode encontrar milhares de títulos traduzidos ou no seu idioma original. Atente ainda que a Fnac costuma fazer campanhas promocionais em livros e, para além disso, garante 10% de desconto imediato em livros a todos os que tiverem cartão aderente.
Travessa
Com uma história que remonta ao ano de 1975, a Livraria Travessa é uma referência no Brasil devido à venda de livros e filmes. Já foram muitos os nomes que deram a esta marca mítica, mas aquele que perdurou foi mesmo o Travessa. A livraria foi, em tempos, cenário de movimentos de contracultura e arte de vanguarda, abrigando poetas marginais que hoje todos conhecemos. Pela altura em que a Internet redefiniu o mundo, a Livraria Travessa decidiu adaptar-se aos moldes da nova sociedade de informação. Assim, no seu site, podemos encontrar livros e filmes em DVD ou Blu-Ray a preços imbatíveis. Melhor ainda é que os portes são grátis para todos os que fizerem compras acima de um determinado valor.
Livraria Folha
Certamente já ouviu falar do jornal Folha de São Paulo e talvez também já conheça a Livraria Folha. Mas, além do nome, o que será que estas empresas têm em comum? Ambas pertencem ao Grupo Folha e têm como objetivo divulgar a informação de qualidade. Ao acedermos à plataforma online, encontramos uma série de obras dos clássicos às mais recentes novidades. Uma das principais vantagens está no tratamento personalizado e no facto de haver sempre promoções em várias áreas. Além da literatura, há espaço para filmes e séries, reserva de bilhetes para espetáculos, e compra de discos e videojogos. Por último, há também uma área especial para quem quer viajar e outra para jovens universitários.
Livraria Cultura
Com quase 70 anos de história, a Livraria Cultura deve a sua fundação a Eva Herz. O negócio começou de forma informal, como uma maneira de ganhar dinheiro e ajudar nas contas lá em casa. Mais tarde cresceu em popularidade para se tornar numa das mais importantes empresas do mercado livreiro do Brasil. Um passo importante da evolução da Livraria Cultura foi a chegada à Internet com a criação de uma loja online, onde eficiência e respeito pelo utilizador são palavras de ordem. O negócio dos livros (que agora também são digitais) continua a ser uma das principais apostas, mas a empresa decidiu vender outros produtos, como filmes, música e jogos.
Cidade de Santos, Brasil, ano de 1960. É neste local e momento que três irmãos apaixonados pela literatura decidem abraçar um novo desafio e lançarem-se no mercado livreiro como vendedores de livros. Assim nasceu a Livraria Martins Fontes que, com o passar do tempo, acabou por crescer bastante, mas sempre com a preocupação de manter o serviço personalizado da sua fundação. A chegada a São Paulo ocorreu duas décadas depois da primeira abertura de loja, sendo considerado um marco muito importante para a livraria. Atualmente é possível encontrar na Livraria Martins Fontes mais de 700 mil obras literárias. Para quem não quiser ou não puder visitar uma das várias lojas físicas, basta aceder ao site para encontrar a mesma oferta. Depois é só escolher e esperar pela encomenda em casa.
Saraiva
Com mais de 100 anos de história, a Saraiva foi criada por um imigrante português que se instalou em São Paulo. Inicialmente era apenas uma livraria que começava a ganhar terreno na venda de livros jurídicos por se encontrar junto a uma Faculdade de Direito. Ao longo do século XX, a expansão foi grande, mas um dos passos mais importantes ocorreu já nos finais dos anos 90: em 1998 a Saraiva inaugura o seu site, uma das primeiras plataformas de comércio eletrónico do Brasil. Atualmente, a Saraiva é muito mais do que uma livraria: ao entramos na plataforma , encontramos uma grande oferta de livros, mas também de outros produtos culturais, como filmes, música e até telemóveis e videojogos.
Americanas
“A maior loja, os melhores preços”. Este é o slogan da Americanas e podemos dizer que não é nada exagerado. Com uma série de áreas específicas, as melhores ofertas saltam imediatamente aos olhos. Ao aceder ao website, encontrará o que procura de forma natural e uma coisa é certa: aqui há espaço para tudo. Quando dizemos tudo, não nos referimos apenas a livros, filmes e música, mas também a eletrodomésticos, sistemas de som, artigos de perfumaria e uma infinidade de outros artigos. O catálogo nunca mais acaba e, se estiver no Brasil, só são precisas 48 horas para receber em sua casa a encomenda de tudo aquilo que comprou. Simples, fácil e sobretudo barato.
Submarino
O Submarino é conhecido pela sua ampla amostra de produtos. Embora dê enfoque a livros, filmes e música, é também possível encontrar nesta plataforma itens de uso diário, como roupa, eletrodomésticos e telemóveis. Criado em 1999, o Submarino lançou-se às águas do mercado digital numa altura em que o próprio conceito de comércio eletrónico se estava ainda a definir. O Submarino, além de ser uma opção de confiança, pratica preços mais baixos durante a semana e proporciona descontos únicos a todos os clientes que subscreverem a sua newsletter. A entrega, no Brasil, acontece no prazo de 2 a 3 dias, conforme a disponibilidade do artigo.
Buscape
O fenómeno do e-commerce tomou conta da Internet e hoje é possível encontrar o mesmo produto à venda em várias lojas online. Como se isto não fosse suficiente existem livros, filmes e álbuns musicais que são editados e reeditados em várias versões. Mas qual é a melhor opção e qual é a mais barata? Para descobrir a resposta a estas questões só tem de aceder ao Buscapé, o maior comparador de preços da América Latina, cuja principal missão é facilitar ao máximo o processo de compra. Ao todo, a plataforma conta com mais de 11 milhões de produtos registados e organizados em várias categorias. A diversidade é grande e vai do entretenimento, música, cinema e livros aos acessórios de moda, gadgets, eletrodomésticos e até automóveis.
Casas Bahia
O Casas Bahia é uma loja que se tornou popular pela venda de eletrodomésticos, móveis e outros acessórios para casa. O que nem todos sabem é que esta loja online também se dedica a uma série de outras áreas, entre as quais destacamos obviamente os livros, os DVD’s e os Blu-Rays. Além disso, é possível encontrar cupom das Casas Bahia de 20% para economizar ainda mais na loja online.
Atendendo ao facto de que a casa não é só a mobília, esta plataforma online exibe uma ampla panóplia de produtos. A política agora aplicada à Internet surgiu em 1957 e foi criada pelo fundador Samuel Klein. Na altura instalado em São Caetano do Sul, este imigrante resolveu chamar a loja de Casas Bahia em homenagem à população do nordeste, fundando uma loja de referência em todo o Brasil.
Ponto Frio
A Ponto Frio é uma empresa que atua na área do comércio eletrónico desde 2008. A partir de uma equipa reconhecida, coesa e experiente, a Ponto Frio assume como compromisso dar ao cliente aquilo que ele merece, ou seja, o melhor. Proporcionar excelentes condições de pagamento, preços imbatíveis e entregas pontuais são ingredientes chave para cumprir a sua principal missão. No catálogo da loja online pode encontrar de tudo um pouco: desde livros populares no mercado a álbuns de música e sem esquecer, claro, a ampla variedade de filmes. Fora os artigos de entretenimento, a Ponto Frio vende também produtos de tecnologia, beleza e estilo e até desporto.
Walmart
O Walmart chegou ao Brasil em 1995 e, desde então, tem conquistado os brasileiros com a venda de produtos a preços baixos e muito acessíveis. Com uma rede de lojas físicas e um site que opera para todo o território nacional, a Walmart não quer que nada falte aos consumidores brasileiros. Sejam produtos de entretenimento, como livros, filmes e álbuns musicais a itens do dia-a-dia doméstico, como eletrodomésticos, telemóveis ou até mesmo roupa: o Walmart tem um pouco de tudo. Além disso, a plataforma permite a venda de produtos usados. A vantagem desta modalidade é que as pessoas podem comprar produtos ainda em bom estado a preços mais baixos.
A Alibris é uma loja online que pretende fazer a ponte entre o presente e o passado. Além de apostar nas mais recentes novidades da literatura, cinema e música, o site especializou-se em encontrar livros raros que de outra forma não estariam à sua disposição. Por detrás do negócio está a ideia de juntar num só sitio as informações de retalhistas espalhados por vários locais. Ao inserir o nome do livro que procura, a Alibris entra em contacto com uma enorme base de dados, onde estão armazenadas as obras de livrarias e vendedores independentes. A grande vantagem de tudo isto é que você pode encontrar facilmente o melhor preço e nem sequer precisa de sair do Alibris para efetuar a compra.
A geração dos kindles e dos iPads exige novos tipos de conteúdos. A Unlimited Ebooks assume-se por isso como uma plataforma que dispõe de milhares de ebooks prontos para ser lidos em leitores digitais. Porém, em vez de dar prioridade a bestsellers que atingem os tops nacionais, esta plataforma dá enfoque a novos autores independentes, esperando promover os seus trabalhos. Com títulos que preenchem todos os géneros, desde o romance ao policial, a Unlimited Ebooks esforça-se para publicar novos ebooks diariamente. Para usufruir dos ebooks desta plataforma não é necessário descarregar nenhum aplicativo. Basta descarregar o ebook no formato que lhe for mais conveniente e iniciar a leitura.
O Ripley’s Believe it or Not Books dispõe de um amplo catálogo de publicações relacionadas com as peças de arte e artefactos coleccionados pelo norte-americano Robert Ripley. Para quem não conhece este homem, ele foi um cartoonista muito conhecido nos Estados Unidos, no início do século XX. Depois de ter visitado mais de 200 países, Robert Ripley trouxe consigo um pouco do que encontrou pelo caminho e abriu uma fundação para mostrar a sua coleção a todos os curiosos. Parte do seu trabalho publicado como cartoonista – assim como catálogos com imagens dos artefactos que colecionou – estão disponíveis à venda no site Ripley’s Believe It or Not Books.
Bangzo
A Bangzo Books começou em 2004 num pequeno quarto arrendado, mas com o tempo, cresceu ao ponto de ser capaz de competir com as maiores gigantes mundiais do comércio de livros. O crescimento justificou a expansão dos serviços, mas não implicou uma regressão na qualidade do atendimento prestado. Muito pelo contrário, a Bangzoo sempre fez (e continua a fazer) questão de prestar um serviço que se distingue pela rapidez, facilidade de pagamento e pelo stock de mais de 2 milhões de livros disponíveis no website. Tudo para que o cliente disfrute de uma experiência personalizada e realmente intuitiva. Posto isto, resta dizer que à distância de um clique pode encontrar novidades, livros infantis e até mesmo livros escolares.
Shambhala
A Shambhala Publications tem marcado presença no mercado livreiro norte-americano nas últimas 4 décadas. No momento da sua fundação, a ideia da editora era homenagear movimentos contra-culturais como o budismo, yoga, artes marciais e medicina alternativa. Hoje, nenhuma destas atividades pode ser considerada “contra-cultural” mas isso não significa que a Shambhala tenha parado de investir nelas. Assim, é possível encontrar no Shambhala Publications títulos relacionados com filosofia, saúde, psicologia e até mesmo criatividade ao lado de livros que se dediquem a artes terapêuticas e espirituais. Pelo lado mais espiritual, atentemos nos livros de auto-ajuda, budismo e crescimento pessoal.
Apple iBooks
O paradigma está a mudar: atualmente já não é preciso papel para que possamos ler livros. Basta uma ligação à Internet e um dispositivo móvel para que continuemos a usufruir do prazer da leitura onde e quando desejarmos. O mesmo utilizador alberga um número infindável de obras de todas as línguas e géneros literários que podem ser facilmente descarregadas. Onde? No iTunes, claro. Ao aceder ao iBooks da Apple poderá começar a construir a sua própria biblioteca digital. Tudo fica automaticamente organizado e as prateleiras nem sequer ganham pó. Os livros podem ser armazenados na cloud e lidos em vários aparelhos.“Encontre algo bom para ler. Não importa onde está” é o slogan do iBooks.
InformIT
A plataforma InformIT é um dos muitos ramos da editora Pearson que, neste caso, dá enfoque a publicações relacionadas com o mundo de tecnologia. Reconhecida como a maior empresa educativa do mundo, a Pearson Publications proporciona atualmente produtos e serviços de educação a instituições, governos e professores. Assim, faz todo o sentido que conte com títulos especializados em tecnologia. As publicações da InformIT abrangem áreas que vão desde a gestão de negócios à comutação por cloud, webdesign, sistemas de open source e engenharia informática. Os livros, além da versão impressa, podem ser adquiridos também em formato digital.
Saraiva e Cultura estão fechando as portas mais mesmo por queimar margens, pois os descontos que oferecem nao bate nas contas no fechamento de caixa ne. Esqueceram de destacar a Livrarias Curitiba, maiores rede de livrarias do sul do pais com planos de expansão para outros estados.