O livro Mundo sem Mente explora a ameaça existencial da alta tecnologia
Já chegou às livrarias de todo o Mundo o livro Mundo sem Mente da autoria de Franklin Foer que questiona as empresas de alta tecnologia e a sua interferência na sociedade. Esta é uma obra singular que merece um olhar atento.
Abordando temas tão atuais como a teoria da História segundo o Google, a guerra de Mark Zuckerberg contra o livre-arbítrio e o impacto das redes sociais no jornalismo, o autor norte-americano enceta o diálogo sobre o impacto da alta tecnologia no dia-a-dia e na vida das pessoas.
Começando por contestar a evolução e definição do negócio de empresas de grande dimensão, como a Google, a Amazon, o Facebook, a Microsoft ou a Apple, o livro Mundo sem Mente avança destemidamente numa análise assertiva e impiedosa sobre a invasão da privacidade dos seus utilizadores: os seus calendários, listas de contactos, fotografias, documentos e muito mais, bens preciosos e privados, estão agregados a softwares de inteligência artificial que acompanham o seu utilizador de perto.
Têm estas corporações tecnológicas o intuito de moldar a humanidade à imagem que desejam? Acreditarão estar perante a oportunidade de completar a longa fusão entre homem e máquina e de reorientar a trajetória da evolução humana?
Se tem interesse nas respostas a estas e muito mais questões, então não perca Mundo sem Mente.
CONFIRA O LIVRO MUNDO SEM MENTE DE FRANKLIN FOER NAS LIVRARIAS ONLINE:
FNAC PORTUGAL
AMAZON BRASIL
Críticas publicadas sobre o livro Mundo sem Mente
“Mundo sem Mente é herdeiro do espírito dos corajosos manifestantes pela democracia que, sozinhos, enfrentaram carros de combate. Franklin Foer pede-nos que desliguemos todos os aparelhos e que pensemos. Sugere que desafiemos o poder monopolista de Silicon Valley. Este livro é uma reação vigorosa ao utopismo digital numa época em que precisamos desesperadamente de uma nova ética para os média.”
Steve Coll, vencedor do Prémio Pulitzer e autor de “Ghost Wars” e “Private Empire”
“Enquanto assenta a poeira das grandes revoluções tecnológicas do princípio do século XXI, compreendemos que os titãs de Silicon Valley não nos conduziram a uma utopia de paz e liberdade. Em vez disso, como Foer demonstra de modo convincente, ao monopolizarem os meios de distribuição têm vindo a desvalorizar e degradar a palavra escrita. Mundo sem Mente faz uma defesa apaixonada e profundamente esclarecida da necessidade de resgatar a cultura – conhecimento, informação, ideias – dos Facebooks e Amazons. A sua mensagem não poderia ser mais oportuna.”
William Deresiewicz, autor de “Excellent Sheep” e “A Jane Austen Education”
“Uma obra provocante, esclarecedora e importante, que formula a mais crucial interrogação dos nossos tempos. Faz uma análise do futuro da humanidade e daquilo a que gostamos de chamar “livre-arbítrio”. É também uma boa leitura: a escrita de Foer possui uma vibração cativante que nos leva a não querer parar de ler.”
Tim Wu, autor de “The Attention Merchants” e “The Master Switch”
Sinopse do livro Mundo sem Mente de Franklin Foer
De Descartes e do Iluminismo a Alan Turing, Stuart Brand e às origens hippies de Silicon Valley, esta obra expõe os fundamentos sombrios das nossas aspirações mais idealistas em relação à tecnologia. As ambições corporativas de Google, Facebook, Apple e Amazon estão a destruir valores liberais instituídos, em especial a propriedade intelectual e a privacidade.
Quem é Franklin Foer?
Franklin Foer é correspondente do Atlantic e membro da New America Foundation. É autor de Como o futebol explica o mundo: Um olhar inesperado sobre a globalização (How Soccer Explains the World), traduzido em 27 línguas, e vencedor do National Jewish Book Award. Foi chefe de redação da revista New Republic durante sete anos.
FICHA TÉCNICA DO LIVRO MUNDO SEM MENTE
Género: História / Política | Formato: 15 x 23,5 cm | N.º de páginas: 284 | Data de lançamento: 22 de junho de 2018 | PVP: € 18,80 | ISBN: 978-989-644-509-6 | Tradução em Portugal: Luís Oliveira Santos