Home / Literatura de Ficção /

V.S. Naipaul atravessa séculos e oceanos no livro Um Caminho no Mundo

V.S. Naipaul atravessa séculos e oceanos no livro Um Caminho no Mundo

Share this article

Começa nas Caraíbas dos tempos modernos, nos anos de 1940, e acaba num país da África Oriental. Obra de fôlego épico, Um Caminho no Mundo, de V.S. Naipaul, compõe-se de nove narrativas interligadas, que atravessam séculos e oceanos e fazem o extraordinário retrato de indivíduos apanhados na corrente da História.

Mágico, envolvente e em absoluto original, é um livro que, pelo seu movimento, pela sua diversidade e variedade, se lê como um romance de aventuras. Este é um dos mais aclamados livros do Prémio Nobel da Literatura (se não o mais aclamado).

Um Caminho no Mundo é uma viagem pelo mistério dos destinos humanos e uma observação de como a História molda a personalidade e esta molda a História. Nele entram, por exemplo, Walter Raleigh e a sua amaldiçoada expedição ao rio Orenoco em busca do El Dorado; ou Francisco Miranda e a malograda invasão da América do Sul.

Entretecendo personagens reais, reconstituições históricas de grande carga dramática e alguma ficção, o Prémio Nobel da Literatura alcançou com este livro – imensamente aclamado – «um dos seus supremos triunfos». Disponível nas livrarias online.

O que diz a crítica internacional sobre Um Caminho no Mundo

«Onde quer que tenha estado – o que quer dizer, em quase todo o lado –, Naipaul seguiu com zelo e subtileza as ansiedades e as vaidades da vida pós-colonial.» – The Independent

«O olhar literário mais perspicaz e a prosa mais lúcida que temos. É um livro que se destaca, mesmo dentro dos padrões nai- paulianos. Uma obra enfeitiçante de uma mente no pico das suas capacidades.» – The New York Times

«Naipaul é um dos grandes autores dos nossos dias, e este livro está entre os melhores que escreveu.» – The Times

 

V.S. Naipaul: uma carreira singular                                                      

Vidiadhar Surajprasad Naipaul nasceu nas Caraíbas (em Trinidad), em 1932, no seio de uma família de origem indiana. Em 1950 foi estudar para Inglaterra com uma bolsa.

Após os primeiros quatro anos na Universidade de Oxford, começou a escrever, atividade a que se dedicou ininterruptamente até à sua morte. Entre o romance e o ensaio, Naipaul escreveu mais de uma vintena de livros, entre os quais o extraordinário conjunto que a Quetzal tem vindo a publicar.

Em 1971, V.S. Naipaul foi galardoado com o Booker Prize e, em 2001, com o Prémio Nobel da Literatura. Em 1989 foi ordenado cavaleiro. V.S. Naipaul morreu em agosto de 2018.

Dados Técnicos do livro Um Caminho no Mundo

Género: Literatura / Romance

Formato: 15 x 23,5 cm

N.º de páginas: 448

Data de lançamento: 30 de setembro de 2021

PVP: € 22,20

ISBN: 9789897227424

Imagem de capa da autoria de Faizul Latif Chowdhury (Wikimedia Commons)

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *